Giovanni: o messias que formou uma dupla vitoriosa com Ronaldo

Giovanni

G10, Messias, Mago ou craque, assim ficou conhecido o meia brasileiro Giovanni, quando brilhou na Espanha, com a camisa do Barcelona. O jogador, se destacou no Santos, antes de ser negociado com o clube culé, em 1996.

Giovanni fazia dupla dentro e fora de campo com Ronaldo “Fenômeno” , que chegou ao Barça no mesmo ano e o meia era o principal garçom do atacante. Um dos poucos jogos em que o fenômeno não balançou às redes, segundo a imprensa espanhola na época, foi devido à ausência de Giovanni em campo.

Depois de uma excelente temporada pelo Barcelona, o clube optou por envolve-lo em uma negociação com o atacante Denilson, que na época despontava com a camisa do São Paulo, mas o valor pedido pelo Tricolor impediu a negociação.

Com sua permanência no clube, Giovanni tinha tudo pra brilhar ainda mais com a camisa do Barcelona, mas a saída de Ronaldo e com a chegada de Rivaldo, o messias perdeu espaço no time do técnico Louis Van Gaal.

Giovanni amargou a reserva até 1999, quando foi negociado com o Olympiakos, da Grécia, por 8 milhões de dólares.

Ao todo foram 41 gols pelo Barcelona, e ficou conhecido pela sua “estrela” de marcar em jogos importantes como contra o Atlético de Madrid, Espanyol e Real Madrid. Giovanni marcou 12 gols contra os rivais ao longo de três temporadas.

Relembre os melhores lances pelo Barça: