Jogador se apresenta em clube espanhol com camiseta do ditador Franco

Créditos: Reprodução/Twitter.

Independente de sua qualidade como jogador, Nuno Silva aparenta não saber muito sobre história. O português, ao ser apresentado como novo atleta do Jaén, clube espanhol, foi vestido com uma camiseta cuja estampa tinha a foto do general Francisco Franco, ex-ditador espanhol.

O regime político franquista assolou a Espanha entre 1939 e 1976, tendo Franco morrido em 1975, e teve forte influência no futebol do país. A ditadura ainda causa trauma aos espanhóis mais velhos, que viram o conservadorismo ser espantado com a instauração da democracia parlamentar nas terras espanholas.

Ao saber da polêmica que havia causado, Nuno emitiu um comunicado dizendo que desconhecia o assunto: “Dada a controvérisa causada pela minha camiseta, quero esclarecer que esta roupa eu comprei em Portugal há algum tempo, e eu nunca conheci este impacto da história da sociedade espanhola”, continuou: “Não conheço muito a história da Espanha, portanto foi insconciente vestir esta camiseta”, e por fim completou: “De qualquer modo, eu não tentei fazer apologia às ideologias que professava esta pessoa.”

Nuno Silva tem 29 anos e se transferiu da equipe do CD Santa Clara, da Segunda Divisão portuguesa, para atuar pelo Jaén.

 

 

 

Crédito da foto: Reprodução/Twitter.



Estudante de Jornalismo na Universidade São Judas Tadeu. Amante do futebol, apaixonado por futebol americano e interessado pela antropologia esportiva.