Kaká é o primeiro brasileiro MVP do MLS ALL-Star Game

COMMERCE CITY, CO - JULY 29: Kaka #22 of MLS All-Stars celebrates his penalty kick for a goal in the 20th minute to take a 1-0 lead over the Tottenham Hotspur during the 2015 AT&T Major League Soccer All-Star game at Dick's Sporting Goods Park on July 29, 2015 in Commerce City, Colorado. The MLS All-Stars defeated Tottenham Hotspur 2-1. (Photo by Doug Pensinger/Getty Images)

Com um gol de pênalti e uma assistência, o brasileiro Kaká foi o grande destaque da vitória das estrelas da MLS sobre o Tottenham (ING) por 2 a 1. Capitão do time, eleito pelo público em votação na internet, o meia quebrou uma série de recordes e ainda por cima se tornou o primeiro brasileiro a ganhar o troféu de MVP da partida.

Entregue para o melhor jogador da partida desde 1996, o prêmio é dominado por jogadores das Américas e chega pela primeira vez às mãos de um brasileiro. O colombiano Carlos Valderrama e o americano Landon Donovan são os maiores ganhadores do troféu, com duas conquistas cada.

Durante os 45 minutos em que ficou em campo, Kaká abriu o placar cobrando pênalti e cruzou para o espanhol David Villa marcar o segundo gol das estrelas da MLS. Harry Kane descontou para o Tottenham.

Kaká ainda entrou para a história por outros recordes alcançados na partida. O brasileiro se tornou o primeiro atleta a ter sido eleito o Melhor Jogador do Mundo pela FIFA  a disputar o jogo das estrelas da liga desde 2000. O último tinha sido o alemão Lothar Matthäus.

O outro recorde batido foi pelo seu atual clube, o Orlando City. O brasileiro foi o primeiro jogador do clube a ser escolhido para o duelo, a ter anotado um gol, a ser eleito capitão pelo público e a ser escolhido o jogador mais valioso (MVP) da partida.

A vitória das estrelas da MLS ainda manteve um ótimo retrospecto no duelo contra equipes europeias. Ao todo foram 12 jogos, com oito vitórias dos melhores da liga, um empate, ocorrido contra o Everton (ING) e apenas três derrotas, para Manchetser United (duas vezes) e Roma (ITA).

Artilheiro do time na temporada, Kaká já marcou 11 gols com a camisa do Orlando City na temporada em jogos oficiais. O camisa 10 ainda é o artilheiro da equipe na MLS, com 9 gols. O time de Miami volta a campo neste sábado, às 20h30, contra o Columbus Crew SC, no Orlando Citrus Bowl.

Confira os MVP’s do MLS All-Star Game ao longo da história:

1996 – Carlos Valderrama – Colômbia

1997 – Carlos Valderrama  – Colômbia

1998 – Brian Mc Bride – Estados Unidos

1999 – Preki – Sérvia

2000 – Mamadou Diallo – Mali

2001 – Landon Donovan – Estados Unidos

2002 –Marco Etcheverry – Bolívia

2003 – Carlos Ruíz – Guatemala

2004 – Amado Guevara – Honduras

2005 – Taylor Twellman – Estados Unidos

2006 – Dwayne de Rosario – Canadá

2007 – Juan Pablo Ángel – Colômbia

2008 – Cuauhtémoc Blanco – México

2009 – Tim Howard – Estados Unidos

2010 – Federico Macheda – Itália

2011 – Park ji-Sung – Coréia do Sul

2012 – Chris Pontius – Estados Unidos

2013 – Alessandro Florenzi – Itália

2014 – Landon Donovan – Estados Unidos

2015 – Kaká – Brasil

Crédito da foto: Getty Images



Jornalista em formação pela PUC-SP. Devoto da maior invenção criada pelo homem na história da humanidade: o futebol