Home Tênis Lleyton Hewitt – ele já foi número 1 do mundo e hoje está prestes a se aposentar

Lleyton Hewitt – ele já foi número 1 do mundo e hoje está prestes a se aposentar

O australiano Lleyton Hewitt está a poucos torneios de encerrar a sua carreira no tênis. Relembre a trajetória e os melhores momentos desse tenista que já foi número 1 do tênis.

Fernanda de Lima
Jornalista | Escritora Há 10 anos dedicando-se ao meio esportivo, com enfoque em mídias sociais e produções audiovisuais. Autora do site Guia dos Esportes - Conhecendo o mundo através do esporte, especialista de conteúdo da Seconds Entretenimento Esportivo, colunista dos sites Autoracing (F1), repórter e colunista do Portal Rackets (tênis).

Divulgação

LEIA MAIS:
Opinião: O tênis sobreviverá ao fim da era Federer?

PUBLICIDADE

Lleyton Glynn Hewitt anunciou a sua aposentadoria do tênis ao final dessa temporada. Aos 34 anos, o australiano já não joga como nos tempos de número 1 do mundo, mas nem por isso não tem agraciado os fãs com algumas boas partidas.

O tenista acumulou ao longo da carreira mais de U$ 20 milhões em premiações e mais de 600 partidas disputadas. Em títulos, Hewitt ainda se destaca com excelentes números nos torneios da ATP, Grand Slams e conquistas da Copa Davis.

São 30 títulos conquistados pelo atual número 279 do ranking, que chegou a ser número 1 do mundo ao final de 2001. No currículo estão dois Grand Slams: o US Open em 2001 e Wimbledon em 2002.

PUBLICIDADE

Entre os feitos da carreira do australiano estão também as marcas de ter se tornado o número 1 do mundo mais novo do tênis, com apenas 20 anos, e ter participado por 19 vezes consecutivas do Grand Slam de sua terra natal, o Australian Open (apesar de não ter conquistado o troféu).

Em 2005, ele chegou à final do Australian Open, mas acabou sendo derrotado por Marat Safin, contra quem fez partidas excepcionais, fazendo dessa uma de suas maiores rivalidades na carreira. Na história do confronto, Hewitt venceu 6 vezes, enquanto o russo, 7.

Final Wimbledon 2005

Outras duas rivalidades com Hewitt que fizeram sucesso foram contra Roger Federer (contra quem venceu 8 e perdeu 18 jogos) – talvez a rivalidade mais amigável do tênis -, e contra David Nalbandian (com 3 vitórias para cada lado).

PUBLICIDADE

Hewitt derrota Roger Federer para vencer o ATP de Brisbane, na Austrália em 2014

Um dos mais aguardados momentos de seu último ano em atividade é a participação na Copa Davis dessa temporada. Cada torneio disputado será o último, e a emoção de uma última Copa Davis promete ser especial. Seus pais já estão na cidade australiana de Darwin para torcer pelo eterno campeão e número 1 do mundo em seus corações. A Austrália enfrenta Cazaquistão pelas quartas de final da competição por equipe. Um título por seu país parece uma boa maneira de fechar com chave de ouro a carreira do menino de boné virado.

CRÉDITO DA FOTO: Lleyton Hewitt