Para Putin, Blatter merece Prêmio Nobel

SAINT PETERSBURG, RUSSIA - JULY 25: Vladimir Putin, President of Russia and FIFA President Joseph S. Blatter speak during the Preliminary Draw of the 2018 FIFA World Cup in Russia at The Konstantin Palace on July 25, 2015 in Saint Petersburg, Russia. (Photo by Shaun Botterill/Getty Images)

Os problemas políticos e os diversos escândalos envolvendo a Fifa e Joseph Blatter parecem não incomodar Vladmir Putin. O presidente russo não poupou elogios ao cartola da entidade que cuida dos rumos do futebol no mundo. Para Putin, o suíço merece um Prêmio Nobel.

Em entrevista em Moscou durante o sorteio para as eliminatórias europeias para a Copa do Mundo, Putin aproveitou a visita de Blatter para elogiar o cartola em uma entrevista a uma televisão suíça.

“Se há alguém que merece o Prêmio Nobel, Blatter é essa pessoa”, afirmou Putin. “As pessoas como ele (Blatter), chefes de grandes federações esportivas internacionais ou dos Jogos Olímpicos merecem esse tipo de reconhecimento especial”.

Não é a primeira vez que Blatter vê seu nome ligado ao Prêmio Nobel. Em livro que detona o escândalo de propinas na Fifa, o jornalista britânico Andrew Jennings revelou que a escolha para a premiação era uma das principais ambições do presidente da entidade que organiza o futebol.

O elogio de Putin veio logo após um discurso de Blatter em que ele citou que “o povo russo pode se orgulhar de seu governante”. A visita do suíço à Rússia foi a primeira saída de sua terra natal desde que as autoridades suíças e norte-americanas passaram a investigar o caso de corrupção na Fifa.

Sob o comando de Putin, a Rússia será o palco da Copa do Mundo de 2018. A escolha da sede do Mundial também é um dos focos de investigação na crise da Fifa.

Crédito da foto: Getty Images



Profissional formado em Jornalismo, com pós-graduação em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte. Experiência em web-jornalismo e hard news. Bom desenvolvimento de pautas, notas, especiais e grandes reportagens para impressos. Amplo conhecimento do mundo esportivo e de diversas modalidades.