Portuguesa Santista: Da Fita Azul de 59 à Segunda Divisão em 2015

Fundada em 20 de novembro de 1917 na cidade de Santos, a Associação Atlética Portuguesa, também conhecida como Portuguesa Santista e Briosa, é um dos clubes mais tradicionais do futebol paulista.

Em sua gloriosa história, a Briosa tem como pontos altos o título da segunda divisão do futebol paulista em 1964, além das cinco participações na terceira divisão do futebol brasileiro e a disputa da Copa do Brasil em 2004. Entretanto, a principal conquista foi a “Fita Azul” de 1959, quando a Portuguesa Santista excursionou na África do Sul e voltou invicto após disputar 15 partidas e vencer todas elas.

Uma das equipes fundadoras da Federação Paulista de Futebol, a Portuguesa Santista tem como seu estádio o Ulrico Mursa, que foi o primeiro da América Latina a ter cobertura de concreto. Construído em 1920, o estádio leva o nome de um diretor da extinta Companhia Docas de Santos e fanático torcedor.

Um dos grandes jogadores da história da Briosa é o atacante Elba de Pádua Lima, mais conhecido como Tim, que se tornou o primeiro jogador sedido por uma equipe de Santos para disputar uma Copa do Mundo pela Seleção Brasileira em 1938.

Outros jogadores ilustres que passaram ela Briosa foram Arouca, Samarone, Joel Camargo, Ronaldo Giovanelli, Serginho Chulapa, Capitão, Chicão e Neymar (pelas categorias de base). Quando o assunto é treinadores, os nomes mais imponentes que comandaram a Briosa foram Pepe, Osvaldo Brandão, Filpo Nuñez, Muricy Ramalho, Marinho Peres e Orlando Lelé.

O último grande momento da equipe santista foi em 2003, quando comandada por Pepe conseguiu a terceira colocação do Campeonato Paulista depois de eliminar o São Paulo e o Santos. Desde então, uma sucessão de más gestões, falta de dinheiro e problemas na justiça com ex-jogadores, fizeram com que a Briosa aos poucos fosse perdendo a força.

Depois de muitos anos na Série A do Campeonato Paulista, a equipe foi caindo gradativamente até chegar à Segunda Divisão, que na verdade é a quarta divisão do futebol paulista. Em 2013, a Portuguesa Santista fez uma parceria com a Kourusport Marketing Esportivo, empresa que comanda o departamento de futebol profissional da equipe rubro-verde.

Em 2015, a Briosa está disputando a Segunda Divisão. Após um bom início, o time passou por um momento de instabilidade que culminou com a saída de dois treinadores. Atualmente o treinador é o ex-jogador Luiz Muller e os principais jogadores são o zagueiro Cícero, o meia Ricardinho e os atacantes Felipe Tchelé e Rodrigão.



Jornalista com passagens pela Rádio K (Goiânia) e sites Portal MF e PlanetaSportivo. Atualmente é Apresentador e Comentarista da Rádio RDG Esportes (www.rdgesportes.com.br) e editor de esportes do Jornal O Regional.