Relembre cinco jogos marcantes entre Corinthians e Ponte Preta

foto: reprodução/Youtube

Corinthians e Ponte Preta se enfrentam na noite desta quinta-feira, às 19h30, na Arena Corinthians, em partida válida pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro. Ao longo da história, os rivais centenários protagonizaram grandes duelos.

LEIA MAIS:
Corinthians x Ponte Preta: saiba o que está em jogo

Relembre cinco deles

Ponte Preta 2 x 1 Corinthians – Segundo jogo da final do Campeonato Paulista de 77

O Morumbi recebeu o seu maior público da história: 146.082 torcedores. Vaguinho abriu o placar para o Timão, porém, Dicá, em bela cobrança de falta e Rui Rei viraram para a Macaca, que ficou a um empate do título paulista na partida decisiva.

 

Corinthians 1 x 0 Ponte Preta- Terceiro jogo da final do Campeonato Paulista de 1977

Um dos jogos mais emblemáticos da história corintiana. O clube não faturava títulos há 23 anos. A equipe precisava desesperadamente da vitória para não passar mais um ano na fila. E ela veio da forma que o torcedor alvinegro mais gosta, ou seja, com muito sofrimento, com gol de Basílio aos 37 minutos do segundo tempo.

 

Ponte Preta 4 x 5 Corinthians – Campeonato Brasileiro de 1998

Uma chuva de gols no Moisés Lucarelli. O Corinthians abriu 3 a 0, com gols de Edílson, Gillmar Fubá e Ricardinho. A Ponte diminuiu com Sandro Gaúcho. Vampeta e Edílson ampliaram para o Timão (5 a 1). Tudo indicava que os visitantes chegariam a uma vitória tranquila pelo Campeonato Brasileiro de 1998. Ledo engano. Os campineiros reagiram com dois gols de Sandro Gaúcho e um de Vânder e quase arrancaram um empate histórico no final. Alguns meses depois, o Corinthians veio a levantar o segundo título brasileiro de sua história batendo na grande decisão o Cruzeiro.

 

Corinthians 3 x 1 Ponte Preta – Campeonato Brasileiro de 2005

O Corinthians venceu de virada a Ponte Preta por 3 a 1, no Morumbi, em jogo válido pela 41ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2005 e se aproximou do tetracampeonato. Gustavo Nery marcou contra, porém, depois o lateral-esquerdo se redimiu marcando o belo gol de empate. Nos minutos finais, Coelho, em cobrança de falta, virou o placar. Antes do apito final, Carlos Alberto, com um belo chute de pé direito, fechou o placar. Na rodada seguinte, mesmo com a derrota para o Goiás, no Serra Dourada, a equipe corintiana deu a volta olímpica.

 

Corinthians 2 x 3 Ponte Preta – Quartas de final do Campeonato Paulista de 2012

Com bom futebol, a Ponte Preta calou os mais de 30 mil corintianos que compareceram ao Pacaembu. Willian Magrão abriu o placar para os visitantes contando com falha do goleiro Júlio César. Ainda no primeiro tempo, Roger ampliou. Willian diminuiu a contagem para o Timão. Quando o empate parecia ser questão de tempo, Júlio César voltou a roubar a cena. O goleiro bateu tiro de meta em cima de Leandro Castan, Rodrigo Pimpão recebeu passe e chutou para o gol. Nos minutos finais, Alex arriscou de longe e voltou a diminuir para os alvinegros, que mesmo assim não conseguiram evitar a eliminação.

 foto: reprodução/Youtube



Rafael Alaby é jornalista diplomado pela FIAM (Faculdades Integradas Alcântara Machado), com passagens pela Chefia de Reportagem de Esportes, da TV Bandeirantes, em São Paulo e site KiGOL. Pós-graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte (FMU)