Sem Brasil, final da Copa América fica fora da TV aberta

VIÑA DEL MAR, CHILE - JUNE 20: Lionel Messi of Argentina kicks the ball during the 2015 Copa America Chile Group B match between Argentina and Jamaica at Sausalito Stadium on June 20, 2015 in Viña del Mar, Chile. (Photo by Carlos Vera/LatinContent/Getty Images)

A Copa América vai decidir seu campeão neste sábado (4) com a aguardada final entre Chile e Argentina, mas aqui no Brasil apenas quem for assinante de pacotes de TV fechada com o canal SporTV poderão assistir aos jogos. A TV Globo, única emissora aberta detentora dos direitos de transmissão da competição, abriu mão e não transmitirá o confronto entre o time de Messi contra os donos da casa.

LEIA MAIS
Vídeo: Veja que destaque os jornais deram para a vitória do Palmeiras

Embora transmita duelos de torneios europeus e tenha mostrado a final da última Eurocopa, entre Itália e Espanha, em 2012, a Globo mais uma vez opta por não exibir a decisão da competição mais importante entre países da América do Sul. De acordo com o site Papo de Bola, a única vez em que a emissora mostrou a final da Copa América sem o Brasil aconteceu em 1987, quando o Uruguai venceu justamente o Chile por 1 a 0.

Nos últimos 30 anos, essa é a final mais restrita de uma Copa América na TV brasileira. Em 1993 e 2001, sem Brasil, a Band transmitiu em sinal aberto. Na última edição, em 2011, o público da TV aberta também ficou sem poder ver a final Uruguai x Paraguai, mas o assinante da TV paga tinha as opções de assistir por SporTV, BandSports ou ESPN Brasil, que não necessariamente fazem parte dos mesmos pacotes nas diferentes operadoras do Brasil.

A equipe da TV Globo que acompanhava in loco a Copa América, com Galvão Bueno, Ronaldo e Arnaldo Cézar Coelho, já voltou ao Brasil após a eliminação da seleção brasileira nas quartas de final. O time do SporTV, com Milton Leite, Ricardo Rocha e Maurício Noriega, ficou no Chile e fará a transmissão ao vivo da final neste sábado (4) às 17h (horário de Brasília)

Foto: Getty Images



Editor do Torcedores.com, está no site desde julho de 2014. Repórter e apresentador da TV Torcedores. Formado pela Universidade Metodista de São Paulo, já passou por UOL, Editora Abril e Rede Record. Participou da cobertura da Copa do Mundo de 2014, de dois Pans, dos Jogos Olímpicos de Londres 2012 e do Rio 2016.