Última vitória do Fluminense sobre o Grêmio teve quatro gols de Fred; relembre

Foto: Reprodução/Sportv

O Grêmio vai ao Maracanã na noite deste sábado, às 18h30, e defenderá uma longa invencibilidade de quase quatro anos contra o Fluminense. O último tropeço ocorreu pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2011. As duas equipes fizeram um jogaço de nove gols, no Engenhão. O artilheiro Fred balançou as redes quatro vezes e levou os cariocas à vitória de virada por 5 a 4.

LEIA MAIS:
Alan Ruiz promete retorno ao Grêmio e agita torcida em rede social
Mercado da bola: Barcelona vai cobrir oferta da Roma por Gerson

Desde 16 de novembro de 2011, passaram-se oito jogos, com quatro vitórias e quatro empates. No período, os dois times duelaram duas vezes pela fase de grupos da Copa Libertadores de 2013.

O jogo

Precisando da vitória como mandante, o Fluminense partiu para cima do Grêmio. No entanto demorou a criar chances claras e desorganizado em campo deixou muitos espaços para o adversário, que aos 16 minutos abriu 1 a 0 com o zagueiro Rafael Marques, de cabeça, aproveitando falha do goleiro Diego Cavalieri.

O Flu não sentiu o golpe e pouco tempo depois carimbou bola no travessão, com o zagueiro Leandro Euzébio. Aos 24 minutos, Fred marcou o primeiro de seus quatro gols na partida.

O jogo era lá e cá. Brandão acertou cabeçada na trave, mas no último lance do primeiro tempo, o meia Marquinhos não perdoou após cobrança de falta: Grêmio 2 a 1.

Os anfitriões voltaram a empatar a partida aos 7 minutos da etapa final. Fred recebeu bela assistência de Deco e bateu cruzado sem chances de defesa para Victor.

O Fluminense esteve a frente do placar pela primeira vez na partida aos 16 minutos. Rafael Sóbis fez bela jogada pela esquerda, fintou Adílson e chutou no ângulo. Um golaço!

A alegria do torcedor do Tricolor Carioca não demorou muito tempo, pois aos 29 minutos o Grêmio conseguiu o empate. Lúcio levantou na área e Brandão, livre de marcação, testou para o gol. A equipe comandada por Abel Braga sentiu o golpe e levou a virada no minuto seguinte, com o volante Adílson acertando um belo chute de fora da área.

Logo em seguida, o árbitro Francisco Carlos Nascimento marcou pênalti de Adílson em Carlinhos. Fred converteu a cobrança: 4 a 4. Aos 36 minutos, Fred encerrou a atuação fantástica com o seu quarto gol – o quinto do Flu na partida – 5 a 4. O triunfo de virada foi importantíssimo para os cariocas, que com a vitória continuaram na briga por uma vaga na Copa Libertadores do ano seguinte. O objetivo foi cumprido nas últimas rodadas. Já os gaúchos se contentaram apenas com a vaga na Copa Sul-Americana.

Diego Cavalieri e Fred, ambos do Flu, e Douglas, do Grêmio, são os únicos remanescentes daquela partida.

Relembre os gols de Fluminense 5 x 4 Grêmio

FICHA TÉCNICA

FLUMINENSE 5 X 4 GRÊMIO

Local: Estádio do Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)

Data: 16 de novembro de 2011 (Quarta-feira)

Horário: 20h30 (de Brasília)

Árbitro: Francisco Carlos Nascimento (AL)

Assistentes: Bruno Boschilia (PR) e José Amilton Pontarolo (PR)

Cartões amarelos: Matheus Carvalho (Fluminense); Marquinhos, Lúcio e Rafael Marques (Grêmio)

Cartão vermelho: Brandão (Grêmio)

GOLS: FLUMINENSE: Fred, aos 24min do primeiro tempo, 7, 33 e 35min do segundo tempo; Rafael Sóbis, aos 16min do segundo tempo

GRÊMIO: Rafael Marques, aos 16min do primeiro tempo; Marquinhos, aos 45min do primeiro tempo; Brandão, aos 29min do segundo tempo; Adílson, aos 30min do segundo tempo

FLUMINENSE: Diego Cavalieri; Mariano, Leandro Euzébio, Elivélton e Carlinhos; Diguinho, Valencia, Marquinho (Matheus Carvalho) e Deco (Souza); Rafael Sóbis (Rafael Moura) e Fred

Técnico: Abel Braga

GRÊMIO: Victor; Mário Fernandes, Gilberto Silva (Saimon), Rafael Marques e Gabriel; Fernando, Adilson, Marquinhos (Leandro), Douglas e Lúcio (Miralles); Brandão

Técnico: Celso Roth

Foto: Reprodução/Sportv



Rafael Alaby é jornalista diplomado pela FIAM (Faculdades Integradas Alcântara Machado), com passagens pela Chefia de Reportagem de Esportes, da TV Bandeirantes, em São Paulo e site KiGOL. Pós-graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte (FMU)