Veja 5 coisas que Cristóvão deve priorizar nos treinos do Flamengo nesta semana

Gilvan de Souza/Flamengo

Cristóvão Borges está tendo uma semana inteira para trabalhar no Ninho do Urubu o que ainda não lhe agrada em campo. Com 19 pontos, o Flamengo está em ascensão após um começo de Campeonato Brasileiro decepcionante, porém mesmo assim o técnico rubro-negro busca ajustar sua equipe ao máximo para vencer o Santos no próximo domingo e seguir evoluindo na competição.

LEIA TAMBÉM:
Mercado da bola: Bressan volta do Pan, mas não sabe se fica no Flamengo
Vandalismo marca venda de ingressos no Maracanã para Flamengo x Santos
Vágner Love admite saudade do Flamengo e de parceria com Adriano Imperador
Cirino nega ciúme de Guerrero no Flamengo: “Fazendo gols, não tem problema”
Flamengo é o segundo visitante mais perigoso do Campeonato Brasileiro

A seguir, o Torcedores.com expõe cinco pontos que o Flamengo ainda deixa a desejar e que Cristóvão pode arrumar nos treinamentos da semana. Acompanhe!

1) Transição da defesa para o ataque
Enquanto Ederson não faz sua estreia com a camisa do Flamengo, Cristóvão deve se virar com Alan Patrick ou Everton improvisado no meio. Na última partida, o Urubu melhorou com a entrada de Alan e chegou ao gol da vitória contra o Goiás.

2) Cobertura dos lados
A cobertura do lado direito da defesa é um ponto a se trabalhar bastante por Cristóvão. O Goiás massacrou o Flamengo no Serra Dourada no primeiro tempo e poderia ter aberto o placar principalmente nas costas de Ayrton. A preocupação foi tanta que o técnico sacou o ala para a entrada de Para, diminuindo bastante as investidas do Esmeraldino por ali.

3) Vulnerabilidade da defesa 
Ainda que o desempenho tenha melhorado, o Flamengo ainda não passa total confiança lá atrás. A zaga rubro-negra é a terceira mais vazada do Brasileiro, com 19 gols sofridos, Cristóvão deve se preocupar em congestionar do círculo central para trás. Tudo para que Ricardo Oliveira, Gabriel, Geuvânio e Lucas Lima não tenham espaço para criar. Outra dúvida na cabeça do técnico é quem será titular domingo.

4) Erros básicos
O Flamengo anda pecando bastante em fundamentos primários como passes, lançamentos e cruzamentos. Segundo o Footstats, site especializado em estatísticas do futebol brasileiro e mundial, o Rubro-Negro é o líder nesses três quesitos, isso sem contar o posicionamento dos atacantes. A arbitragem não parou o ataque de um time tantas vezes como freou o do Urubu.

5) Muita dependência de Guerrero
Como dá para perceber, o Flamengo é um time muito refém do talento de Paolo Guerrero. Desde que o atacante chegou, foram três partidas no Brasileiro e três vitórias para o Urubu. Só que está na área dos outros jogadores aparecerem, pois em muitas vezes o camisa 9 não poderá salvar o time. Marcelo Cirino desencantou contra o Goiás e pode motivar os demais a brilharem também na companhia do peruano.

Curtiu a matéria? Siga o autor no Twitter: @fontes_matheus.
Facebook: Matheus Martins Fontes.

Foto: Gilvan de Souza/Flamengo



Esportista de hobby, mas jornalista de profissão. Trabalhou como repórter do O Estado de S. Paulo, Revista TÊNIS. Tênis Virtual e CurtaTÊNIS em coberturas nacionais e internacionais de grandes eventos.