5 Alimentos Termogênicos que aceleram o metabolismo!

TERMOGÊNICOS– veja como eles agem no organismo, segundo a BEST TRAINER SHEILA MUSTAFÁ.

Alimentos termogênicos são aqueles capazes de aumentar o gasto energético, ou seja, acelerar o metabolismo, já que sua constante ingestão permite que o organismo trabalhe num ritmo mais acelerado, gastando mais energia do que o habitual. As substâncias termogênicas contidas em certos alimentos tem a capacidade de aumentar a temperatura corporal, acelerando  o metabolismo basal e aumentando a queima de gordura.

LEIA MAIS:
Saiba mais sobre a tendinopatia do Calcâneo ou Tendão de Aquiles

A termogênese é um processo regulado pelo sistema nervoso e interferências positivas nesse sistema podem ajudar no controle no emagrecimento e controle da obesidade, como descrito em muitas literaturas científicas, mas é fundamental associar á prática de atividade física e dieta equilibrada e individualizada.

Os suplementos termogênicos com efedrina são proibidos no Brasil e EUA. No Brasil, os suplementos são produzidos à base de cafeína, porém, diferente da efedrina e da anfetamina – que apresentam efeitos muito agressivos – o corpo se adapta facilmente à cafeína, por isso ela pode deixar de aumentar o gasto calórico no organismo, além de desencadear diversos sintomas indesejáveis á saúde principalmente aos praticantes de atividade física.

Suplementos termogênicos são em geral formulados por compostos extraídos de plantas como a cafeína do café, o guaraná, oteobroma do cacau, a capsaícina presente nas pimentas, as catequinas do chá verde e a sinefrina da laranja amarga, além de muitas outras ervas lipolíticas(as que queimam gordura).

Essas substâncias podem atuar tanto no sistema nervoso central, como diretamente no músculo, potencializando a capacidade de contração. São usados para aumentar o estado de alerta melhorando o desempenho físico, evitar a fadiga, aumentar a liberação de adrenalina. Também têm a capacidade de acelerar o metabolismo, aumentando o gasto energético e facilitar a mobilização das gorduras para serem utilizadas como fonte de energia, promovendo o emagrecimento.

Saibam quais são os principais alimentos e princípios ativos com capacidade termogênica e aprenda a utilizá-los – mas sem esquecer de passar antes por uma avaliação nutricional. Os alimentos citados não garantem o emagrecimento, mas fornecem energia para a prática de exercícios, principalmente quando consumidos 30 minutos antes da atividade física e com dieta equilibrada seguindo sua individualidade bioquímica.

1- Pimenta vermelha (princípio ativo-capsaicína) – favorece o aumento da quebra de gordura no tecido adiposo e pode aumentar em até 20% a atividade metabólica se ingerida em quantidades adequadas para a pessoa, podendo ser adicionada também em saladas e pratos quentes como tempero.

2- Canela- além de aumentar o metabolismo basal, modula o cortisol-hormônio que controla peso e ansiedade; rica em cálcio, nutriente importante para perda de peso. Indicado para consumo em frutas e pratos quentes.

3- Chá verde-(Camelliasinensis-catequinas)-favorece a utilização da gordura corporal como fonte de energia em função do estímulo metabólico. Rico em flavonoides-como a epigalocatequinagalato-pode destacar a estimulação do metabolismo da gordura pela combinação da ingestão de catequinas e a prática de exercícios físicos regulares.

4- Chá hibiscos-Possui alta concentração de antocianina – pigmento da família dos flavonoides -, que tem ação antioxidante,aumenta a temperatura corpórea aumentando o metabolismo e queima de gordura, facilita a digestão, regulariza o intestino e combate a retenção de líquido.

5- Gengibre–(gingerol). Além do efeito termogênico, o gengibre tem benefício de ser antioxidantes e antiinflamatório. Pode consumir cru cortado em rodelas finas ou adicionar em suco de frutas e chás.

Podemos citar outros como chá branco, vinagre de maçã, café, cacau, guaraná em pó, ômega 3 dentre outros alimentos e princípios ativos é importante lembrar que comer de 3 em 3 horas também mantém o metabolismo acelerado, evitando reservas.

O consumo excessivo e sem orientação dos alimentos com ação estimulante, por exemplo, chá verde, café (cafeína),cacau e guaraná em pó, podem desencadear sintomas como dor de cabeça, tontura, insônia e problemas gastrointestinais. O excesso de consumo do gengibre pode aumentar a pressão arterial e indivíduos com problemas cardíacos e hipertensos, portanto, devem ter cuidados redobrados ao incluir esses alimentos e ou suplementos na dieta, avalie o consumo com o nutricionista. Para os indivíduos com disfunção na tireóide como hipertireoidismo não devem ingeri-los,visto que o metabolismo já está muito elevado, o que aumenta o risco de perda de massa corpórea. As pessoas que treinam à noite não devem fazer uso de termogênicos para evitar alterações no sono.

O ideal é introduzir esses alimentos com o acompanhamento e orientação de um profissional capacitado, que determinará qual o alimento e suplemento termogênico mais indicado para o caso, às quantidades e horários a serem administrados com segurança e eficiência no resultado desejado.

Para ficar por dentro das novidades sobre Treinamento, Nutrição, Atividade Física, Saúde e Bem Estar, acesse diariamente WWW.BESTTRAINERSCLUB.COM.BR e nossa pagina no facebook facebook.com/besttrainersclub

Foto: Divulgação



As últimas novidades e as melhores dicas sobre atividades físicas, treinamento, nutrição, suplementos, saúde e qualidade de vida, escritas pelos melhores profissionais do Brasil, você encontra aqui! besttrainersclub.com.br. O seu portal fitness na internet! Também no Facebook e Instagram