Athletic Bilbao derruba o Barcelona e quebra jejum de 31 anos sem títulos

Foto: site oficial Athletic Bilbao

Quatro gols em dois jogos. A marca é do veterano Aritz Aduriz, atacante de 34 anos que marcou o gol de empate do Athletic Bilbao contra o Barcelona na decisão da Supercopa nesta segunda (17) no Camp Nou. Messi marcou o primeiro gol do jogo, ainda no primeiro tempo, e o time basco soltou o grito de campeão pela primeira vez desde 1984.

LEIA MAIS:
Após 8 anos, Barcelona volta a sofrer quatro gols de um time espanhol
Opinião: O que houve com o Barcelona?

Aduriz já tinha feito um hat-trick no jogo de ida, quando o alvirrubro venceu por 4 a 0 em San Mamés. Desta vez, marcou mais um e decretou a conquista do Atlhetic Bilbao.

Ao contrário do jogo no país basco, o técnico Luis Enrique escalou o Barcelona com um time considerado titular. Na ocasião, ele havia poupado os principais jogadores da equipe que estavam desgastados por disputarem a final da Supercopa europeia, decidida apenas na prorrogação com vitória sobre Sevilla por 5 a 4.

Comandado por Ernesto Valverde, o Athletic Bilbao administrou a vantagem conquistada na primeira partida durante boa parte do jogo, com um time compacto. No final do primeiro tempo, Messi abriu o placar após cruzamento de Rakitic e assistência de Luis Suárez. O uruguaio tocou de peito para a conclusão do maior artilheiro da história do Barcelona.

Apesar do gol, o time basco continuou cadenciando o jogo. A vida dos catalães ficou mais difícil aos 11min do segundo tempo, quando Piqué gritou com o árbitro auxiliar e foi expulso. No lance, o zagueiro reclamou a marcação de um impedimento. Pedro desperdiçou a chance de fazer 2 a 0 no minuto seguinte, mas Iraizoz conseguiu frear o ataque do Barcelona. O jogo ficou mais acirrado, com jogadas disputadas e cartão amarelo para Beñat e Aduriz, do Atlhetic de Bilbao.

Aduriz chutou duas vezes para dar o título ao Athletic Bilbao no segundo tempo. Ele aproveitou vacilo da zaga do Barcelona e selou a conquista. O time levantou o primeiro troféu desde 1984, quando conquistou o título espanhol, Copa do Rei e a Supercopa.

Barcelona e Athletic Bilbao voltam a se enfrentar na rodada de abertura da temporada 2015/16 do Campeonato Espanhol, que começa no final de semana. Antes disso, o campeão da Supercopa joga pela Liga Europa na quinta (20) contra o MSK Zilina, da Eslováquia.

(Foto: site oficial Athletic Bilbao)