Bahia vence Sport na ida da Copa Sul-Americana

Foto: Twitter Oficial do Bahia/ Reprodução

O Bahia venceu o Sport nesta quarta-feira (19) por 1 a 0, na Arena Fonte Nova em Salvador, em partida válida pela segunda fase da Copa Sul-Americana 2015. Partida marcou o recorde do goleiro Magrão, que se tornou o jogador a vestir mais vezes a camisa do Sport: 571 jogos.

Classificação dos times no campeonato: As duas equipes fizeram a partida de ida na Copa Sul-Americana 2015, após terem sido eliminadas na terceira fase da Copa do Brasil 2015. O jogo de volta será realizado na Ilha do Retiro na próxima quarta-feira (02), às 22h. Quem avançar no confronto enfrentará Tigre ou Huracán, ambos da Argentina.

O que marcou o jogo: No jogo que marcou a volta do goleiro Magrão aos gramados após lesão, e a quebra de recorde do goleiro como o atleta com mais jogos pelo Sport (571), o Sport perdeu para o Bahia na Arena Fonte Nova. A partida ficou marcada pelo baixo público e com os erros defensivos.

Primeiro tempo: Com times mistos, as duas equipes demonstraram equilíbrio no começo da partida. O Bahia, mesmo jogando em casa, tentava sair com velocidade pelos contra-ataques nas pontas, e quase chegou ao gol aos 10 minutos, quando Alexandro dominou a bola dentro da área e chutou no canto direito, fazendo com que a bola passasse ao lado da trave do goleiro Magrão.

Melhor no sistema defensivo, o tricolor baiano chegou ao gol. Aos 24 minutos de jogo, Maxi Biancucchi aproveitou um recuo mal feito por Samuel Xavier, driblou Magrão e estufou as redes fazendo 1 a 0 para o Bahia no placar. O Bahia ainda se lançou ao ataque em busca de mais um gol, mas não o fez, terminando a partida em 1 a 0 na primeira etapa.

Segundo tempo:  No segundo tempo, o técnico do Sport, Eduardo Baptista, promoveu a entrada do atacante André para tentar segurar a bola no ataque, mas que pouco surtiu efeito. O Bahia administrou o jogo, e não levou perigo real ao gol de Magrão na segunda etapa.

Aos 26 minutos, o Sport mexeu novamente, colocando Régis no lugar de Hernane Brocador, para aumentar o domínio no meio. Dois minutos depois, o lateral Samuel Xavier se enroscou com Zé Roberto, que havia acabado de entrar no lugar de Souza. O lateral do Sport agrediu o atacante baiano, e foi expulso da partida. André quase chegou ao gol aos 46 minutos após André ter completado cruzamento de Marlone pela direita, mas a bola foi para fora e o Bahia garantiu a vitória pela vantagem mínima no primeiro jogo.

Opinião: O Bahia foi bem aplicado taticamente, e soube aproveitar os erros e os espaços da equipe do Sport. A grande diferença no jogo foi o domínio da bola, já que o Sport não conseguia reter a posse no meio campo, sentindo a ausência de Diego Souza. O técnico Eduardo Baptista não conseguiu repor, deixando Régis no banco, e se atrapalhou na recomposição do time. Resta ajustar as peças para a partida de volta, se quiser avançar na competição. Para o Bahia, um empate já basta, restando manter o bom esquema tático da ida.

Escalações (com substituições): Bahia x Sport – 22h, Arena Fonte Nova, Salvador-BA

Bahia – Douglas Pires; Hayner, Robson, Jailton, Marlon (Ávine, 35’ST); Wilson Pittoni, Souza (Zé Roberto, 23’ST), Rômulo (João Paulo, 27’ST); Gustavo, Maxi Biacucchi e Alexandro.

Sport – Magrão; Samuel Xavier, Matheus Ferraz, Durval e Renê; Ronaldo (Neto Moura, 19’ST) Wendel, Maikon Leite, Marlone e Élber (André, 45’); Hernane (Régis, 19’ST).

Cartões amarelos: Neto Moura (Sport, 22’ST); Zé Roberto (Bahia, 26’ST)

Cartões vermelhos: Samuel Xavier (Sport, 26’ST)

Gols: Maxi Biancucchi (Bahia, 24’)

Próximos jogos:
Bahia – enfrentará o América Mineiro no sábado (22) às 16h30 na Arena Fonte Nova, pela 1ª rodada do Brasileirão Série B.
Sport – enfrenta o Figueirense no Orlando Scarpelli no sábado (22) às 21h, pela 1ª rodada do Brasileirão Série A.



Estudante de Jornalismo na UFPE, fã de esportes, apaixonado por futebol mas também rugby e futebol americano.