Com final no Camp Nou, Campeonato Francês de Rugby começa nesta sexta

Foto: Site Oficial do Top 14/ Reprodução.

O Campeonato Francês de Rugby, o Top 14, é um dos maiores torneios de clubes da Europa, e a temporada 2015-2016 terá seu pontapé inicial nesta sexta (21). Repleto de clubes tradicionais e de estrelas do rugby mundial, o torneio tem sua final em uma sede fixa, e a desta temporada será realizada no estádio do Barcelona, o Camp Nou.

LEIA MAIS:

CONHEÇA OS ESTÁDIOS DA PREMIER LEAGUE QUE ESTARÃO PRESENTES NA COPA DO MUNDO DE RUGBY

Contando com 14 clubes, a temporada do Top 14 se iniciará nesta sexta com a partida entre os gigantes Toulon e Rácing Métro. Com transmissão para o Brasil apenas pelo canal avulso da TV paga TV5 Monde, o campeonato terá o atrativo de ter sua final disputada no Camp Nou, no dia 24 de junho de 2016.

A escolha da sede da final é feita anteriormente, assim como a Champions League. Tendo o principal estádio do país, o Stade de France interditado no período da final devido à Eurocopa 2016, os organizadores decidiram pelo estádio do Barcelona, na vizinha “Espanha”. Vale ressaltar que as relações do rugby com francês com a Espanha já existem, com o clube Perpignan, que possui as cores inspiradas na da Catalunha.

Para a temporada 2015-2016, o torneio não contará com as principais estrelas do rugby mundial, já que elas estarão disputando a Copa do Mundo na Inglaterra. Mesmo assim, o campeonato terá rodadas durante o torneio de seleções.

HISTÓRIA

O Top 14 é o atual nome do Campeonato Francês de Rugby, que é disputado desde 1882, e possui como maior campeão o Stade Toulousain, com 19 títulos. Em seguida, o Stade Français, que é o atual campeão tem 14. Dentre as novas equipes, o Toulon é a que mais se destaca, por seu grande poder aquisitivo. o clube é o detentor do título europeu atualmente, além de tê-lo vencido pela terceira vez em três anos.

O TORNEIO

Na temporada regular os clubes enfrentam-se em duas voltas, uma em casa e outra fora, totalizando 26 jogos.  As duas piores equipes do campeonato com menos pontos na fase regular, descem para o Pro D2, a segunda divisão. Os dois times com melhor campanha avançam diretamente para as semi-finais, enquanto que os quatro seguintes disputam playoffs. Todos os seis melhores se classificam para o Europeu de Clubes.

No torneio, cada vitória vale 4 pontos, um empate vale 2 e a derrota não dá pontuação.

CLUBES

Clubes tradicionais e muito dinheiro. É assim que se pode definir o Top 14. Com grande poder aquisitivo, os donos dos clubes reforçaram bastante seus esquadrões durante a pré-temporada. Estrelas da Nova Zelândia como o abertura Dan Carter, que atuará pelo Racing Metro, e Ma’a Nonu, que encherá o elenco de craques do Toulon são bons exemplos.

Em 2015-2016, Stade Toulousain(Toulouse), Racing Métro, Stade Français, Agen (recém promovido do Pro D2), Toulon, Clermont, Brive, Biarritz, Grenoble, Montpellier Stade Rochelais, Oyonnax, Bordeaux, Castres e Stade Pauloise (recém promovido do Pro D2) disputarão o campeonato.

Na temporada 2014-2015, Bayonne e Lyon foram rebaixados. Você pode conferir o calendário completo de jogos do Top 14 clicando aqui.

Foto: Site Oficial do Top 14/ Reprodução.



Estudante de Jornalismo na UFPE, fã de esportes, apaixonado por futebol mas também rugby e futebol americano.