Corrida de rua – dos 5 km à Maratona!

O Best Trainer e corredor MARIO XUXA explica as progressões dos 5 km aos 42 km.

A corrida é a modalidade esportiva mais praticada no mundo! Quer saber a razão? Simples, ela é a base de todos os esportes e de toda preparação física em busca de um bom condicionamento cardiovascular (essencial para qualquer atleta). Além disso, a corrida é um movimento natural do Homem, está em nosso DNA. Desde os primórdios o Homem corre, seja para fugir de um predador ou para buscar seu alimento.

Se você pratica algum esporte, seja ele qual for, em algum momento você irá correr. Seja no aquecimento, no treinamento ou durante a prática do esporte. Uma dica de corrida pode ser um trote leve para aquecer o corpo, uma corrida ritmada, um teste de esforço na esteira ou na pista, pode ser tiros ou sprints, corrida tracionada, por tempo, por distância…enfim, a corrida sempre estará presente para quem pratica alguma atividade física.

E falando da corrida como modalidade, é uma atividade democrática, prazerosa, efetiva e fácil de ser posta em prática, pois você pode pratica-la onde quer esteja, bastando ter apenas um par de tênis confortável, shorts, camiseta e disposição!

São inúmeras as provas de corrida de rua que acontecem no Brasil e no mundo, com as mais variadas distâncias, terrenos e graus de dificuldades, mas as distâncias mais tradicionais são 5 km, 10 km, 16 km ou 10 milhas, 21 km ( Meia Maratona), e 42 km ( Maratona).

Normalmente o corredor iniciante estreia sua carreira em provas de 5 km e com o passar do tempo vai aperfeiçoando seus treinamentos e conquistando distâncias maiores, passando por provas mais longas, até chegar ao ápice e completar uma Maratona (42km).

Repare que dos 5 km até os 21 km (Meia Maratona), tomando como exemplo as distâncias das provas mais tradicionais que citamos acima, existe uma progressão gradativa, possível de se atingir. Mas a dica de corrida para isso é galgar degrau por degrau, sem pular etapas, treinando progressivamente respeitando seus limites.

Dos 21 km (Meia Maratona) para os 42 km ( Maratona), o salto é imenso! Assustador! Mas não impossível de se atingir! Se para conquistar as distâncias anteriores foi preciso tempo, treinamento específico, disciplina e dedicação, para os 42 km o esforço será maior e maior também será sua satisfação e sensação de capacidade.

“Quem corre 5 km consegue correr 10 km, quem corre 10 km corre 16 km, quem corre 16 km corre 21 km…mas quem corre 21 km NÃO corre 42 km”.  Essa é uma  frase famosa entre os corredores, que mostra o peso da lacuna existente entre a Meia Maratona e a Maratona. É o que torna a Maratona a Rainha das provas de corrida de rua! O objetivo Mor dos corredores! O nosso ” Everest a ser escalado”! Mas que não é impossível de se atingir, bastando para isso duas palavras: Dedicação e Treinamento!

Para ficar por dentro das novidades sobre Treinamento, Nutrição, Atividade Física, Saúde e Bem Estar, acesse diariamente WWW.BESTTRAINERSCLUB.COM.BR

Foto: Getty Images



As últimas novidades e as melhores dicas sobre atividades físicas, treinamento, nutrição, suplementos, saúde e qualidade de vida, escritas pelos melhores profissionais do Brasil, você encontra aqui! besttrainersclub.com.br. O seu portal fitness na internet! Também no Facebook e Instagram