Lorenzo vence em Brno e assume a liderança da MotoGP

Jorge Lorenzo venceu na manhã deste domingo (16) o Grande Prêmio da República Tcheca de MotoGP, disputado no autódromo de Brno. É a quinta vitória do espanhol e a primeira de um piloto com moto Yamaha des de 2011, quando ele próprio venceu. O resultado ainda garantiu a liderança do Campeonato Mundial para o dono da moto número 99, uma vez que igualou a pontuação de Valentino Rossi, mas possui mais vitórias na atual temporada.

LEIA MAIS:
Lorenzo conquista pole position da MotoGP em Brno. Márquez e Rossi fecham primeira fila

A segunda colocação ficou com Marc Márquez, com a Honda, que perseguiu o vencedor durante as primeiras voltas, mas não foi capaz de tentar a ultrapassagem que lhe daria a vitória. Valentino Rossi completou o pódio da etapa tcheca. Andrea Iannone colocou a Ducati na quarta posição, seguido por Dani Pedrosa, que protagonizou uma ótima disputa com Andrea Dovizioso nas voltas finais da corrida.

Largando da pole position, Lorenzo manteve a liderança, com Márquez na segunda posição. Rossi caiu para o quinto posto ao ser superado por Dovizioso e Bradley Smith, mas rapidamente conseguiu retomar as posições. Porém, usando pneus duros na frente e atrás de sua Yamaha, o italiano viu os dois primeiros abrirem vantagem.

Lorenzo seguiu pressionado por Márquez até a nona volta, quando fez valer sua escolha de pneus – médios nas duas rodas, contra médio na frente e duro atrás do piloto da Honda – e passou a abrir vantagem, definindo a vitória neste momento.

Mais atrás, o destaque foi Dani Pedrosa, que largou do pelotão de trás e fez uma corrida de recuperação, assumindo a sexta posição na sexta das 22 voltas da prova. Neste momento, o companheiro de Márquez na Honda passou a descontar a diferença para os pilotos da Ducati e protagonizou uma boa disputa com Dovizioso nas voltas finais, superando-o apenas na última volta.

A próxima etapa da MotoGP acontece no dia 30 de agosto, com a disputa do Grande Prêmio da Inglaterra, que será disputado no circuito de Silverstone.

Foto: reprodução/Twitter



Jornalista com passagens pelas revistas Racing e House Mag.