Opinião: Atlético-MG deve jogar no Mineirão ou no Horto?

Kalil

Nesta última semana, devido à relativa má fase do time, algumas dúvidas estão rondando a diretoria do Atlético-MG, e uma delas é onde o time deve jogar como mandante. No Horto, com seu 78% de aproveitamento nos últimos anos, ou no Mineirão, com seu público em média de 50 mil apaixonados?

Estava claro que no Mineirão seriam realizados os jogos contra os times de maior expressão, pois teria uma maior renda e uma excelente média de público. No Horto, seria contra os menores, pois os custos com o estádio são mais baixos.

O Mineirão sempre foi a casa do Galo, como todo mundo sabe, mas houve alguns motivos para o Atlético começar a jogar no Horto, e acredito que todo bom atleticano já conhece. A briga de Kalil com a administradora do Mineirão e a fantástica sequência de vitória no Independência.

Alguns motivos estão deixando esta dúvida crescer entre os torcedores, pois, segundo alguns comentaristas, os adversários jogam mais à vontade no Mineirão. Mas neste Brasileirão, segundo as estatísticas do globoesporte.com, não há uma grande diferença entre os dois estádios.

Foram 10 partidas como mandante, sendo 1 jogo em Brasília, 5 no Horto e 4 no Mineirão. No Independência, contra Vasco, Cruzeiro, Santos, Coritiba e Figueirense, sendo 66,67% de aproveitamento, com 3 vitorias, 1 empate e 1 derrota. Outros dados importantes analisados foram os gols realizados e sofridos, sendo 9 gols a favor e 5 contra.

A média de posse de bola foi de 56,20% a favor, contra 43,80%. A média de chute contra o gol adversário foi de 12,4 e contra o nosso de 8. O último dado analisado foi a média de público, sendo o público médio em 15.390 mil e renda aproximada de R$ 606.092,50 mil por jogo.

Enquanto que no Mineirão, os jogos foram contra Joinville, Sport, São Paulo e Grêmio, sendo o aproveitamento em 75%, com 3 vitorias e 1 derrota. São 6 gols a favor, contra 4. Média de 17,5 chutes contra o gol do adversário e 8,75 contra o nosso. A média de posse de bola a favor em 55,67% contra 44,33%. Uma impressionante média de público em 50.831 e uma renda média de R$ 1,7 milhão por jogo.

As principais diferenças entre as estatísticas dos dois estádios são a média de público e renda, onde o Mineirão é muito superior. A diferença entre os gols feitos e os sofridos mostram o Horto um pouco superior. No Mineirão, o time tem um media de chute a gol quase que o dobro do que no outro estádio, mas consequentemente toma mais chutes contra sua baliza.

Os dois estádios mostram nossa força, o aproveitamento em casa ainda é bom, mas é preciso mais para ser campeão. O importante é não perder o foco, e jogar com raça e amor independente onde seja.

Crédito da foto: Getty Images



Apaixonado por Futebol, principalmente pelo Galo