Na Bélgica, Hamilton garante sua décima pole position no ano

Lewis Hamilton faturou sua décima pole position na temporada 2015 da Fórmula 1. Desta vez, o atual campeão do mundo largará da primeira posição no Grande Prêmio da Bélgica, que acontece no circuito de Spa-Francorchamps. Neste sábado (22), o inglês conseguiu na fase decisiva da tomada de tempos marcar o tempo de 1min47s197, garantindo mais uma vez o melhor tempo do qualifying.

LEIA MAIS:
“Fonte externa” provocou estouro de pneu de Rosberg, diz Pirelli

A segunda posição ficou com Nico Rosberg, piloto mais rápido da sexta-feira, que ficou distante quatro décimos do tempo obtido por Hamilton no qualifying. Valtteri Bottas colocou a Williams na terceira posição, seguido pelo mexicano Sergio Pérez, que obteve a melhor posição de largada da Force India no ano. Daniel Ricciardo abre a terceira fila, que ainda contará com o brasileiro Felipe Massa.

Com a Lotus, o venezuelano Pastor Maldonado partirá da sétima colocação, tendo a companhia de Sebastian Vettel na quarta fila. Romain Grosjean começa o GP da Bélgica do nono posto, após ser o quarto mais rápido na pista, mas perder cinco posições por conta da troca de câmbio. O grupo dos dez melhores do grid também terá a presença de Carlos Sainz, com o carro da Toro Rosso.

Kimi Räikkönen mais uma vez sofreu um problema em sua Ferrari durante a tomada de tempos. Ainda no início da segunda fase, o carro do finlandês apresentou uma falha na pressão do óleo e parou no circuito belga, forçando a paralisação do qualifying por alguns minutos. Max Verstappen também não marcou tempo e largará da penúltima fila, uma vez que ele possui uma punição de dez posições por troca de motor. Nico Hulkenberg largará em 11º, seguido por Daniil Kvyat e Marcus Ericsson.

Quem não foi bem no classificatório foi Felipe Nasr. Depois de uma boa sexta-feira, o piloto da Sauber não conseguiu avançar ao Q2 e largará apenas da 15ª colocação, com o tempo de 1min49s952. Além do brasileiro, Jenson Button e Fernando Alonso, com os carros da McLaren, Will Stevens e Roberto Merhi, pilotos da Manor Marussia, foram eliminados.

O Grande Prêmio da Bélgica de Fórmula 1 acontece neste domingo, a partir das 9h, pelo horário de Brasília. A TV Globo exibe a corrida ao vivo.

Foto: divulgação/Mercedes



Jornalista com passagens pelas revistas Racing e House Mag.