Nelson Piquet completa 63 anos nesta segunda

Nelson PiquetNelson Piquet Souto Mayor, três vezes campeão mundial de F1 faz aniversário nesta segunda-feira (17). O ex-piloto brasileiro completa 63 anos de idade e claro que sua trajetória de vida vai merecer lembrança por parte do site Torcedores.

Ele nasceu no Rio de Janeiro e é filho dos pernambucanos Clotilde e Estácio. Sua mãe era dona de casa e o pai chegou a ser Ministro da Saúde do governo João Goulart, e ele incentivou o filho a fazer esportes, mas Nelson acabou derivando para outra atividade que não a desejada pelo Sr Estácio.

O pai de Nelson queria ver o filho tenista, mas a paixão por velocidade falou alto sempre e nem mesmo o fato de usar o sobrenome materno Piquet com a letra k no lugar do qu foi impeditivo para ele se destacar nos autódromos, primeiro no kart, onde foi campeão brasileiro em 1971 e 72 e em 1976, lavou a Fórmula Super Vê, cujo título abriu as portas para a carreira no exterior.

Em 1977, ele fez a F3 europeia e em 78 levou a versão inglesa da competição. Antes do fim do ano, ele chegou à F1, onde pilotou para Ensign no GP da Alemanha e fez as provas seguintes com um McLaren de uma equipe privada. No fim do ano foi chamado por Bernie Ecclestone para ocupar o terceiro carro da Brabham, time onde foi bicampeão mundial em 1981 e 1983.

Em 1986 chegou na Williams onde levou a taça de 1987 e ainda teve na F1 passagens por Lotus e Benetton, onde encerrou a carreira. Em 1992, tentou disputar as 500 milhas de Indianápolis, mas um forte choque na curva quatro o afastou daquela prova. No ano seguinte, ele alinhou no grid, mas só fez 33 voltas, quando abandonou com problemas no turbo.

Ele ainda criou a LIA (Liga Independente de Automobilismo), que tentou ser uma dissidência da CBA e entre outras competições incentivou a Espron, uma categoria de carros protótipos com motor BMW. Atualmente ele comanda a Autotrac, empresa voltada para o setor de rastreamento de caminhões e cargas.

Nelson tem sete filhos: Geraldo, Nelsinho, Kelly, Julia, Pedro, Marco e Laszlo.