Pacquiao e Márquez: rivalidade em quatro capítulos

LAS VEGAS, NV - DECEMBER 08: Manny Pacquiao lays face down on the mat after being knocked out in the sixth round by Juan Manuel Marquez during their welterweight bout at the MGM Grand Garden Arena on December 8, 2012 in Las Vegas, Nevada. (Photo by Al Bello/Getty Images)

O filipino Manny Pacquiao e o mexicano Juan Manuel Márquez se enfrentaram em quatro oportunidades entre 2004 e 2012. Foram duas vitórias para Pacquiao, um empate e um nocaute avassalador a favor de Juan Manuel. Tirando a vitória incontestável do mexicano, os outros embates foram cercados de polêmica.

O primeiro duelo entre eles aconteceu em 8 de maio de 2004, no MGM Grand Garden Arena, em Las Vegas, nos Estados Unidos. Depois de 12 assaltos, os juízes decidiram pelo empate.

No segundo embate, Pacquiao levou a melhor. Em 15 de março de 2008, no Mandala Bay, também em Las Vegas, o filipino venceu por decisão dividida ao fim dos 12 rounds. E a polêmica ganhou ainda mais força.

A avaliação dos jurados foi novamente o meio de vitória de Pacquiao no terceiro duelo. Em 12 de novembro de 2011, o filipiano teve o braço erguido também na decisão.

Até que, na quarta luta, não houve dúvidas. Juan Manuel Márquez venceu. E convenceu. O mexicano nocauteou Pacquiao no dia 8 de agosto de 2012, em Las Vegas, no 6º round.

Crédito da foto: Getty Images



Jornalista, editor do Torcedores.com. Passagens pelos jornais Metro, O Estado de S. Paulo, Jornal da Tarde, Marca Brasil, Agora São Paulo, Diário de S. Paulo e Diário do Grande ABC.