Pior defesa do Brasileirão, Avaí busca reabilitação no segundo turno

André Lima - Foto: Jamira Furlani/Avaí F. C.

Comandado pelo técnico Gilson Kleina desde março, o Avaí terminou o primeiro turno do Campeonato Brasileiro em 16º lugar, a um ponto da zona de rebaixamento. São apenas cinco vitórias em 19 jogos.

LEIA MAIS:
Figueirense anuncia René Simões como novo técnico
VÍDEO: Corinthians vence Avaí com dois gols de Luciano e é campeão do primeiro turno

O ano de 2015 começou mal para o Avaí. A equipe terminou o Campeonato Catarinense entre os últimos colocados e chegou a disputar o quadrangular final que definiu o rebaixamento. Guarani de Palhoça e Marcílio Dias caíram para a segunda divisão.

A diretoria resolveu demitir o técnico Geninho e reforçar o time para a disputa do Brasileirão. Dos dez jogadores que chegaram, três foram titulares na derrota por 2 a 1 contra o Corinthians: os laterais Nino Paraíba e Romário e o meio-campista paraguaio Néstor Camacho.

A má fase do Avaí continuou no torneio nacional. Mesmo com nomes como o experiente Jéci, ex-Palmeiras, a defesa do Avaí é a mais vazada do Campeonato Brasileiro, com 28 gols sofridos – mesmo número do Flamengo.

Das cinco vitórias do Avaí na Série A, duas merecem destaque. Uma delas é o 2 a 1 sobre o Flamengo, pela terceira rodada. O resultado em Florianópolis derrubou o técnico Vanderlei Luxemburgo. Ele foi para o Cruzeiro, que demitiu Marcelo Oliveira, e o rubro-negro contratou Crisóvão Borges.

Outro jogo marcante do Avaí é o clássico contra Chapecoense, quando venceu por 2 a 1 na Ressacada. Nos demais confrontos contra catarinenses, o time perdeu fora de casa para o Joinville por 2 a 0 e ficou no 1 a 1 com o Figueirense.

Artilheiro do time no Brasileirão, André Lima chegou à Ressacada no início do ano e marcou cinco dos 18 gols da equipe no campeonato. Além dele, o elenco inclui veteranos como Diego (goleiro, ex-Flamengo), Marquinhos (meio-campista, ex-Santos e São Paulo) e William (atacante, ex-Santos e Ponte Preta).

(Foto: Jamira Furlani/Avaí F. C.)