São Paulo é o único clube brasileiro no ranking mundial de clubes

Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net

Mesmo sem conquistar títulos desde 2012, quando venceu a Copa Sul-Americana, o São Paulo aparece entre os 10 primeiros em ranking que tem Barcelona e Real Madrid no topo. A dupla de espanhóis também é a mais valiosa do mundo segundo lista da revista Forbes publicada em maio.

LEIA MAIS:
Mercado da bola: Alexandre Pato estaria na mira do Wolfsburg e Tottenham
São Paulo: jogadores que precisam se reabilitar urgentemente para o segundo turno

Os critérios para composição do ranking mundial de clubes são o desempenho no último ano, levando em consideração jogos nacionais e internacionais, a importância dos jogos, a força dos adversários e a relevância dos campeonatos. No caso dos brasileiros, são avaliadas participação no Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil, Copa Sul-Americana e Copa Libertadores, além do Mundial de Clubes, quando houver.

O top 100 da lista divulgada pelo site Football Club World Ranking tem mais 11 times brasileiros: Cruzeiro (16º), atual campeão brasileiro, Atlético (17º), vencedor da Copa do Brasil, Internacional (24º), semifinalista da Libertadores, Corinthians (25º), Fluminense (54º), Grêmio (55º), Flamengo (60%), Sport (61%), Santos (75%), Palmeiras (79%) e Coritiba (98%).

De todas equipes citadas, apenas duas conquistaram títulos estaduais (Internacional e Santos). Vale lembrar que o torneio regional não está entre os principais campeonatos analisados pelo ranking. Com relação ao Brasileiro, apenas Santos, Flamengo e Coritiba estão na parte debaixo da tabela, incluindo o time paranaense que está na zona de rebaixamento.

Eliminado na semifinal do Paulista pelo campeão Santos e pelo Cruzeiro nas oitavas da Libertadores, o São Paulo tem mais duas chances de título em 2015: Copa do Brasil e Brasileirão.

(Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net)