Opinião: Tottenham ainda não sabe o que é ter medo de cara feia

De contratações relevantes do Tottenham Hotspur para esta temporada, ainda não se viu chegar nada de tão importante assim não.

Chegaram: Kevin Wimmer (Colonia), Kieran Trippier (Burnley), Toby Alderweireld (Atlético de Madrid), Clinton N’Jie (Lyon).

Saíram: Paulinho (Guangzhou Evergrande) Étienne Capoue (Watford), Younes Kaboul (Sunderland ), Benjamin Stambouli (PSG), Lewis Holtby (Hamburgo), Vlad Chiriches (Napoli)

LEIA MAIS:
Confira o balanço dos principais jogos da segunda rodada do Campeonato Inglês

Time-Base: Lloris; Walker, Alderweireld, Vertonghen, Bentaleb; Dembélé, Mason, Lamela, Eriksen, Chadli; Harry Kane.

De perdas consideráveis no elenco do Tottenham para esta temporadas, pouco houve decréscimo de força no plantel do time de White Hart Lane, até porque peças-chave para o planejamento do time para os certames desta temporada nenhum saiu, portanto até agora não houve maiores destaques negativos de que tudo nos spurs está comprometido.

Outros nomes como Beharino do West Brom e Yarmolenko são cotados para integrar-se ao elenco dos Spurs.

Desses nomes todos citados no time-base, os que apresentam de maior categoria na arte do melhor desempenho são o goleiro LLoris e o atacante Harry Kane apenas.

Considerando que os Spurs não ganham um título importante desde a época dos  lendários Lineker e Gascoigne que juntos foram campeões da FA CUP 1990-1991, inclusive com direito a goleada contra o arquirrival Arsenal nas semis-finais daquele certame.

Soma-se que nesta época citada até então, poderíamos dizer que o Tottenham era quem praticava o melhor do futebol-arte na cidade de Londres na maioria das vezes, apesar do West Ham ter montado grandes planteis também que também desempenhavam futebol-arte, lembrando que West Ham ganhou um título e um vice da Recopa Europeia nos anos 60 e 70 salvo engano, com grandes planteis com craques da seleção inglesa também, como por ex-zagueiro Bobby Moore.

Vale a pena citar que os Spurs até 1991 eram detentores do maior número de conquistas da Copa da Inglaterra, entre todos os clubes ingleses, com 8 taças, e não ganhou mais nenhuma taça da Copa da Inglaterra até então, e desde então manteve a triste constância para um time com história e tradição admirável, de desde então não somar nada à mais do que 2 taças da Primeira divisão inglesa, uma delas – o último deles – que ainda detém o recorde de maior número de vitórias numa única temporada, com 31 vitórias, só que considere que aquele e muitos certames anteriores tinham ou 22 ou 24 clubes participantes, sendo 1 título da Recopa europeia, com direito a impor goleada perante ao Atlético de Madrid na decisão do título em 1963, sendo 2 títulos da Copa da Uefa, e o último deles em 1984.

Lógico que à partir da criação da Premier League muita coisa mudou, como por ex Arsenal e Chelsea ultrapassaram ou até mesmo empataram em número de taças com o Tottenham na Copa da Inglaterra, e foram eles que na maioria das vezes desempenharam um primoroso futebol-arte na maioria dos certames, e em poucos destes certames o Tottenham apresentou um futebol-arte admirável.

Muitas vezes ficou vários anos ou mais de uma década sem vencer adversários como Manchester United, chelsea, Liverpool e arsenal fora de casa, sendo que estes 4 eram aqueles que apresentavam condições de mais respeitados e mais temidos para vencer qualquer adversário em qualquer estádio, mais como nem tudo nas rosas são espinhos, teve uma temporada ai em meados da década de 90 que Klinsmann pelos Spurs foi eleito um dos 3 melhores jogadores da Europa pela revista France football, acho que na temporada 94-95.

LEIA MAIS:
Cinco contratações para ficar de olho no Campeonato Inglês

Lembrando que Klinsmann também foi treinado por Arsene Venger no Monaco, e depois Klinsmann defendeu o Tottenham por algumas temporadas pra tornar-se um ídolo lendário, e depois Arsene wenger mudou a filosofia de jogo do Arsenal, apresentando muitas vezes um primoroso futebol-arte, e ganhou muitas taças, e Arsene Wenger desde meados dos anos 90 até agora se manteve no cargo de treinador dos Gunners.

Mesmo com presenças de certas vezes padecer de desgaste por títulos, principalmente desde o vice dos Gunners na Champions League 2006 contra o Barcelona na decisão, até aqui, e lembrando que os Gunners ganharam um título invicto da Premier League 2004, poucos times podem ser considerados invencíveis na história da Primeira Divisão inglesa, porem apenas os Gunners no século XX e no século XXI foram campeões invicto da Primeira Divisão.

O Chelsea subiu de patamar na escala de grandeza do futebol inglesa uns 6 anos antes do bilionário Abramovich comprar o clube, porém foi neste e muito por conta deste reinado nos Blues , que a partir da criação da Premier League em 92-93 que os Blues muitas vezes com um ótimo futebol apresentado, ganharam mais do que muitos títulos , como foi no caso do Arsenal por ex, aconteceu que o Chelsea ganhou inúmeros títulos, e de fato foi o time londrino e segundo time inglês que mais vezes levantou taças na era Premier League, e dificilmente o Chelsea passa uma temporada em branco pra ganhar títulos recentemente, e o Chelsea levantou até uma taça de Champions League em 2012. Chelsea ainda se mantém como único time londrino campeão da Champions League, com uma taça somente.

Todos nós sabemos que hoje em dia Tottenham possui a terceira maior torcida de Londres e quinta maior torcida do país, porém Tottenham ainda é o time londrino e terceiro time inglês com maior média de publico dentro da história da Primeira Divisão, e dentro da cidade de Londres a torcida dos Spurs ainda segue sendo como um pouco maior que a do Chelsea apenas, e menor que a do Arsenal e Chelsea respectivamente no país todo, claro que para este efeito de comparações citado neste trecho aqui comparou-se somente Arsenal, Chelsea e Tottenham.

Tottenham manteve regularidades com grandes ídolos e grandes craques e jogadores lendários no clube com grandes constâncias na era Premier League na maioria das temporadas deste período citado, apesar de somente dois títulos da Copa da Liga Inglesa ter chegado no clube como conquista de taças.

Uma delas, a de 1999 com o francês Ginola arrebentado no clube, e inclusive sendo considerado por Cruyff o melhor jogador do mundo em 99, num ano que Rivaldo pelo Barcelona foi eleito melhor jogador do mundo, mas quis os deuses da bola que Aime Jacquet treinador do título francês na Copa do Mundo de 1998, aposentou-se com a conquista desta primordial taça, porém ele foi no mínimo controverso por não ter convocado Ginola pra este plantel, mas depois desta primordial taça francesa nem outros nem ninguém convocou Ginola pra seleção, foram poucas oportunidades de seleção pra Ginola.

Considerando que as 4 principais décadas do Tottenham na história foram as de 50, 60, 70 e 80 e soma-se a isso dai por ex o título dos Spurs na Copa da Inglaterra de 1901, e título que os spurs ainda detem o recorde de ser o único a ter levantado tamanha taça sem estar em alguma das 4 principais divisões inglesas.

Lembrando que a última vez que os Spurs passearam pela Segundona Divisao Inglesa foi na temporada 1977-1978, quando subiu como terceiro colocado, e após este acesso anunciou como grandes contratações craques argentinos recém-campeões mundiais, como por ex, Ardilles campeão argentino pelo huracan anos atrás e eleito por Paulo roberto falcão como o grande craque da Copa do mundo de 1978, e Ricky Villa.

Na maioria dos anos, a partir de 1950, Tottenham sempre montou com constância grandes planteis, e com futebol-arte grande parte das vezes também, diferente do Arsenal que nem sempre apresentou futebol-arte ou nem sempre apresentou futebol truculento de balão pra grande área, e diferente do chelsea que nos anos 80 quase foi rebaixado para a terceira divisão inglesa, porém já na temporada seguinte reergueu-se.

Spurs desde 1950 viveu grandes crises também, mais crises de luxo em quase todas as temporadas que viveu crises dentro do clube.

A maioria das crises dos spurs foram dadas certamente na era premier league, muito por ciúmes da opinião geral ou opinião publica, como por ex ainda não estamos no patamar de serem considerados como gigantes ingleses pela maioria ou pelos modinhas, e Chelsea e arsenal não só são considerados pelos mesmos, como são temidos e respeitados, e os spurs nem tanto, e mais provável uma moeda cair de pé do que spurs terminar uma temporada na frente de Chelsea ou/e arsenal na era Premier League. Não passa de ciuminho para com a visão alheia da maioria, que pode ser que não traduza a verdade, ou apenas traduza a realidade atual e recente.

Podemos validar que para esta temporada, para este certame da Premier League, até podemos validar a consideração da hipótese de que Spurs não tem um dos 10 melhores elencos da premier league, muitos apresentaram reforços consideráveis, como por ex Swansea, Southampton, everton, Watford, Leicester, Stoke City (que contratou o suíço Shaquiri).

Podem ser que todos ou um ou alguns ou nenhum deles terminem tal temporada na frente da equipe, será uma Premier League muito equilibrada, não podemos descartar nem a hipótese de rebaixamento para o lado dos Spurs, e sim, eu temo por rebaixamento do Tottenham, só que vamos reconhecer também alguns méritos invejáveis do Spurs como sucesso, projeção e saúde financeira do clube, e com os pés-no-chão.

Já é fato terá um estádio próprio aumentado para 60.000 pessoas, e isso dai é ótimo, primordial e preponderante para o futuro do clube, soma-se o fanatismo, a felicidade, a prosperidade, a lealdade, fidelidade, amor e coerência que releva o patamar de credibilidade dos Spurs com adeptos até o alcance para dentro do clube, mas sim é válido os Spurs apostar mais nos jovens dentro do clube, e pode dar muitos frutos essa visão da diretoria do clube, mas Spurs pode sucumbir, titubear, rodar, e se auto-pressionar, podendo inclusive ser ameaçado pelo rebaixamento.

Só digo uma coisa. O Tottenham dificilmente será rebaixado, mas os verdadeiros adeptos sabem que o clube é grande demais, independente da circunstancia apresentada, assim como o Leeds United no fundo-do-poço também merece possuir tamanha identidade pelos verdadeiros apaixonados pelo futebol, mas vamos dizer também que os Spurs ainda não sabem o que é ter medo de cara feia. Leeds United e Nottingham forest, deby country, Ipswich, Leicester por ex sabem perfeitamente do que eu estou falando.

Foto: Divulgação



Blogueiro que adora escrever sobre futebol, e torcedor do tottenham, portuguesa e bragantino.