40 motivos para ver a NFL em 2015: #23 Mariota x Winston

Quem será o melhor quarterback novato da temporada 2015? Essa é uma pergunta que muitos especialistas em NFL se fazem. Para o campeonato atual a disputa está polarizada em dois nomes: Marcus Mariota e Jameis Winston. A dupla chega à liga com potencial para se tornarem estrelas, mas precisarão mostrar serviço desde o primeiro dia.

Winston e Mariota são perfis bastante diferentes, embora ambos sejam talentosos. O primeiro dá sinais de estar mais pronto, mas é muito relacionado ao seu comportamento polêmico. Já o segundo é tido como um atleta que ainda precisa ser lapidado, mas com um futuro igualmente promissor.

Os dois foram os primeiros selecionados no último draft. O Tampa Bay Buccaneers usou a primeira escolha para recrutar Winston. Mariota não teve de esperar muito tempo: foi o segundo a ser chamado (Tennessee Titans).

Curiosamente, o desafio não vai ficar apenas nas análises dos desempenhos dos atletas. Isso por que Mariota e Winston terão a oportunidade de se enfrentar nesta temporada. O confronto acontecerá logo na rodada de abertura do campeonato. Será a primeira vez que os dois primeiros quarterbacks selecionados no draft duelam logo na estreia.

Confira o perfil da dupla

JAMEIS WINSTON: muitos dos especialistas em Draft dos EUA apostam que Jameis Winston está pronto para jogar na NFL. A altura é um dos pontos fortes do quarterback novato, assim como a força que tem nas pernas, fato que o faz ficar longe das tentativas dos defensores.

Winston teve uma carreira de sucesso na universidade, vencendo seus primeiros 26 jogos em Florida State. O jovem jogador atua de forma agressiva. Além de boa capacidade com o braço, ele também tem coragem para enfrentar as defesas rivais.

Para o desempenho de Winston se tornar consistente, ele terá de melhorar suas tomadas de decisão. Embora jogue com coragem, o quarterback às vezes exagera no risco.

Winston ainda conta com um problema em seu “profile”. O comportamento do quarterback é considerado duvidoso. O atleta já teve uma série de envolvimentos em casos com a polícia. O jogador chegou a ser parado com uma arma, além de ser acusado por abuso sexual (não confirmado).

Mesmo assim, o Buccaneers apostou na contratação do quarterback para mudar os rumos da franquia. Acostumado ao clima da Flórida, o jogador não deve perder tempo com adaptações. Além disso, a parceria com Mike Evans tem tudo para dar certo rapidamente.

MARCUS MARIOTA: Dentro de campo, Mariota é um jogador com atributos físicos importantes para jogar como quarterback: ele é alto e também é bastante forte. Fora das quatro linhas, o jogador é considerado como ideal para ser o rosto de uma franquia: foi um bom estudante na universidade e não se envolveu em polêmicas ao longo de sua carreira universitária.

Mariota luta contra a fama de sua universidade, o Oregon Ducks, em não formar bons quarterbacks. Mesmo assim, o Titans não teve problemas para recrutar o novato e apostar que ele pode ser o fator capaz de mudar os rumos da franquia.

O que se fala a respeito de Mariota é que ele não atingiu o aprendizado necessário na universidade para tornar-se capaz de liderar uma equipe na NFL. No entanto, o quarterback do Titans fez um 2014 melhor do que seu principal concorrente e por isso levou o prêmio Heisman Trophy.

O problema para Mariota pode ser a falta de companhia com talento acima da média. O jogador não terá ao seu lado um recebedor do mesmo nível de Mike Evans do Bucs.



Profissional formado em Jornalismo, com pós-graduação em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte. Experiência em web-jornalismo e hard news. Bom desenvolvimento de pautas, notas, especiais e grandes reportagens para impressos. Amplo conhecimento do mundo esportivo e de diversas modalidades.