Brasil cai diante o Panamá, é eliminado da Copa América de Basquete e repete vexame de 2013

Vexame. Assim pode ser definida a participação da Seleção Brasileira Masculina de Basquete na Copa América. A equipe liderada por Rubén Magnano foi eliminada na última sexta-feira (4), ao ser derrotada por 89 a 72 para o Panamá, em partida realizada no Palacio de los Deportes, na Cidade do México. Com o resultado, o time completou a primeira fase com três derrotas e apenas uma vitória, terminando na quinta – e última colocação – do Grupo A, sendo que as outras quatro equipes se garantiram para a sequência do campeonato.

LEIA MAIS:
Brasil vacila no terceiro período e perde para o México na Copa América

Esta é a segunda edição seguida do torneio continental em que a equipe brasileira deixa a disputa de forma precoce. Dois anos atrás, também com um time formado por atletas que atuam no País, a Seleção não conseguiu furar a fase inicial do torneio, então disputado em Caracas, na Venezuela. Naquela oportunidade, o Brasil perdeu seus quatro jogos, sendo eliminado após uma derrota para a Jamaica.

Contra os panamenhos, a equipe verde-amarela não esteve na liderança do placar apenas nos dez minutos iniciais, sendo superado por 17 pontos pela equipe centro-americana. Travor Gaskins e Vitor Benite foram os maiores pontuadores da partida, com 21 pontos cada, mas o jogador do Panamá ainda conseguiu ajudar sua equipe seis rebotes e outras seis assistências.

“Fica um gosto amargo e espero que seja o mesmo que os jogadores tenham. Trabalhamos muito preocupados em, pelo menos, seguir competindo. Este era nosso objetivo. Queríamos seguir pois aqui estão os melhores da América. Está na inteligência de cada um de nós capitalizar o que sucedeu, sobre tudo os mais jovens”, comentou Magnano, após a eliminação.

A Copa América seguirá neste domingo (6) com a disputa de quatro jogos válidos pela segunda fase do torneio. República Dominicana e Venezuela medem forças a partir das 14h, enquanto Argentina e Uruguai se enfrentarão às 16h30. 20h acontece o confronto entre Canadá e Panamá, enquanto México e Porto Rico fecharão a rodada, às 22h30. Os dois finalistas garantem vaga nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

Foto: divulgação/FIBA Américas



Jornalista com passagens pelas revistas Racing e House Mag.