Carreira de Mano Menezes começou no Cruzeiro há 18 anos

Terceiro treinador do Cruzeiro na temporada, o técnico Mano Menezes chegou a Toca da raposa falando em resolver emergências e relembrando o início da carreira. O time celeste foi o primeiro clube que Mano estagiou como treinador profissional, em 1997. Há época o clube era comandado por Paulo Autuori, que se sagrou campeão da Libertadores daquele ano.

LEIA MAIS:
Mano Menezes chega ao Cruzeiro querendo resolver “emergência”

Ainda em 1997 o treinador assumiu o comando técnico do modesto Guarani de Venâncio Aires-RS onde trabalhou até 2002. Após esta passagem Menezes treinou o Brasil de Pelotas (2002); Iraty-PR (2003); novamente Guarani de Venâncio Aires-RS (2003), 15 de Novembro de Campo Bom-RS (2003 a 2004) e Caxias-RS (2004 a 2005), quando então foi contratado pelo Grêmio.

No time Gaúcho se destacou pela campanha vitoriosa na série B do Campeonato Brasileiro, os campeonatos gaúchos de 2006 e 2007 e o vice campeonato da libertadores deste último ano.

Corinthians

Com a passagem vitoriosa pelo Grêmio, o nome de Mano Menezes entrou de vez para o grupo de grandes treinadores do Brasil. Com isso despertou interesse de vários clubes do país e no final de 2007 tinha acertado, mesmo que verbalmente, um pré-contrato com Cruzeiro. Porém, após ouvir a proposta do Corinthians, “apenas por educação”, segundo Mano, o treinador acabou aceitando a proposta de levar o time paulista de volta a série A do brasileirão. Ainda no parque São Jorge o treinador conquistou o título da Copa do Brasil e o campeonato paulista, em 2009.

Seleção

Em Julho de 2010, ainda como técnico do Corinthians Mano assumiu o comando da seleção Brasileira, substituindo Carlos Alberto Parreira, demito do cargo devido a saída precoce do esquadrão brasileiro da Copa do Mundo da África do Sul.

Na seleção canarinho Menezes não foi bem. Eliminado na Copa América de 2011, permaneceu no cargo até 2012, quando foi substituído pelo técnico Luiz Felipe Scolari. Com a saída da seleção o novo comandante celeste passou ainda por Flamengo e novamente Corinthians, porém, sem grandes destaques em nível nacional.

Cruzeiro

De volta ao clube mineiro após 18 anos, Mano assinou contrato até dezembro de 2017 e tem a difícil tarefa de recuperar o time que atualmente ocupa a 15ª colocação do Campeonato Brasileiro.

Foto: Pedro Vilela/Lightpress/Cruzeiro



Jornalista, amante do futebol e do Cruzeiro. Editor do Jornal a Voz.