Clássicos colocam em cheque Pinheiros e Bauru no Paulista de Basquete

Campeonato Paulista de basquete chega às rodadas decisivas da primeira fase e nos seus dois grupos duas camisas gigantes estão sofrendo um pouco para garantir a vaga nos playoffs. Bauru e Pinheiros entram em quadra para buscar tranquilidade nesse início de temporada

Leia mais:
Brasil cai diante Panamá, é eliminado da Copa América de Basquete e repete vexame de 2013

Este sábado marca o início da oitava rodada da primeira fase do Campeonato Paulista de Basquete com muito equilíbrio nas duas chaves que levam aos playoffs. Faltando três jogos para o final da etapa classificatória, camisas gigantes de São Paulo sofrem para se garantir na próxima fase. No grupo B, o Pinheiros/Sky hoje enfrenta o São José no Vale do Paraíba e tem que vencer e torcer contra Liga Sorocabana, que terá o Mogi das Cruzes/Helbor em casa e está a apenas um ponto do time da capital. Na outra chave, o Paschoalotto/Bauru (de olho na final do Intercontinental) recebe o líder Rio Claro num jogo duríssimo. O atual campeão paulista está com apenas nove pontos, empatados com o América de São José do Rio Preto, que hoje joga contra o Winner Limeira fora.

O Pinheiros teve muitas mudanças para esta temporada. Com a saída do técnico Marcel (hoje comentarista da RedeTV ao lado deste que escreve) e a curta presença de Cláudio Mortari, o time foi assumido por Cesar Guidetti, antes assistente, que faz sua primeira temporada como treinador principal. O clube conta com três boas promessas da base (Georginho, Lucas Dias e Humberto) e muitas caras novas, entre elas o norte-americano Desmond Holloway, cestinha do Paulista com média de 23,6 pontos por jogo e dono de impressionantes 37 pontos contra a Liga Sorocana, na vitória por 82-77.

Jogando de azul pela primeira vez em muitos anos, o time teve três derrotas seguidas no primeiro turno, uma delas para o adversário deste sábado, o São José. As outras três vitórias dão sobrevida e 10 pontos na tábua de classificação. Quatro clubes se classificam para as quartas-de-final e o Pinheiros está em quarto. Se passar por São José hoje terá ainda o clássico contra o Paulistano e Jacareí para encerrar a primeira fase. O rival pela última vaga é a Liga Sorocabana, que joga com o mesmo Jacareí e São José. Classificação ainda aberta. Se der empate, o confronto direto decide e os da capital levam vantagem, já que venceram as duas contra os sorocabanos (80-67 e 82-77)

O Bauru, do outro lado, terá o Real Madrid pela frente na Copa Intercontinental no final de setembro, procurou manter sua base, mesmo com a saída de jogadores importantes, como Larry Taylor (Mogi das Cruzes). Alex Garcia, Rafael Hettsheimeir e Ricardo Fischer permaneceram no grupo e ganharam o reforço de Leo Meindl, destaque da Seleção Brasileira no Pan de Toronto. Depois de um biênio 2014/15 sensacional, com os títulos do Paulista e da Liga das Américas, o vice do NBB e o recorde de mais vitórias seguidas em todas as sete edições do NBB, o time começou o estadual em 2015 perdendo para o América em casa. Franca e Rio Claro também carimbaram a faixa do atual campeão estadual. Se vencer hoje, ainda terá o bom time do Osasco (treinado por Ênio Vecchi) e o rival Limeira (lanterna do grupo) para definir a sua vida. Talvez seja “salvo” pela tabela do América, que terá Limeira, Franca e Rio Claro pela frente.

Faltando duas rodadas, tudo ainda está aberto nas duas chaves e o equilíbrio entre as equipes é muito grande. A RedeTV! transmite um jogo por semana e, neste sábado, 17h, mostra São José x Pinheiros. Eu narro o jogo ao lado de Maurício Capela e do craque Marcel de Souza. Você pode participar via Twitter escrevendo #basquetenaredetv



Narrador esportivo da Rádio Globo e da RedeTV! Cobri três Copas do Mundo (2006, 2010 e 2014), duas edições de Jogos Olímpicos de Verão (2008 e 2012) e uma de Inverno (2010), além de uma edição de Jogos Pan-Americanos (2011). Mais de 30 modalidades esportivas já narradas em 10 anos de carreira.