Fim de semana esportivo no Rio tem canoagem, vôlei de praia e jogos no Maracanã

Um dos objetivos principais do Comitê Olímpico Brasileiro é aumentar o interesse do público por outros esportes além do futebol. O Rio de Janeiro tem neste final de semana competições de canoagem, vôlei de praia e até o tradicional clássico Fla-Flu no Maracanã.

LEIA MAIS:
Maracanã recebe o lanterna Vasco contra o vice líder Atlético-MG
Atleta da canoagem descoberto em projeto social estará no PAN de Toronto
Brasil cai diante Panamá, é eliminado da Copa América de Basquete e repete vexame de 2013
Se fizer o simples, Flamengo ultrapassará o Fluminense na tabela

Uma instalação na praia de Copacabana com entrada gratuita recebe os jogos de vôlei de praia, em torneio com duplas no masculino e feminino que começou na terça (1º) e vai até domingo (6).

Os resultados valem pontos para o ranking, um dos critérios adotados para a classificação dos Jogos Olímpicos de 2016. Cerca de 3 mil pessoas podem acompanhar as partidas do Circuito Mundial Open 2015 na Avenida Atlântica – região da Avenida Princesa Isabel, tradicional ponto do vôlei de praia no Rio de Janeiro.

Outro evento teste para a Olimpíada Rio 2016 será o Desafio Internacional de Canoagem Velocidade, disputado na Lagoa Rodrigo de Freitas por 280 atletas (200 olímpicos e 80 paralímpicos) de 55 países.

A canoagem cresceu bastante nos últimos tempos e o Brasil conquistou resultados expressivos como nove medalhas nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, em julho no Canadá.

A Lagoa Rodrigo de Freitas também será palco do festival de esportes paralímpicos que marca a contagem regressiva para o início dos Jogos. O evento no Parque dos Patins acontece entre os dias 6 (domingo) e 7 (segunda), reúne atividades culturais e competições de esportes como atletismo, futebol de 5, vôlei sentado e basquete em cadeira de rodas.

Para completar, o Estádio do Maracanã recebe duas partidas neste final de semana, ambas válidas pela 23ª rodada do Brasileirão. Vasco recebe o Atlético-MG a partir das 19h30 (horário de Brasília) no sábado (5). O principal destaque do jogo deve ser a estreia do centroavante Leandrão, ex-Brasil de Pelotas, com a camisa cruzmaltina.

Já no dia seguinte é a vez do clássico Fla-Flu invadir o estádio mais famoso do Brasil. Cerca de 50 mil torcedores são esperados para apoiar Flamengo e Fluminense. Os times ainda não foram confirmados, mas o técnico Enderson Moreira deve escalar o craque Ronaldinho Gaúcho contra o ex-clube.

O Fluminense precisa da vitória para quebrar a série de três derrotas consecutivas e sonhar com a volta ao G4. Já o Flamengo tem 100% de aproveitamento no segundo turno e vai superar o rival se conseguir manter a série invicta.