Monza, um templo do automobilismo mundial

Fonte: Instagram McLaren

A fórmula 1 desembarca mais uma vez em uma de suas pistas épicas, a pista Italiana de Monza.

As corridas em Monza geralmente são rápidas, e dificilmente ultrapassam uma hora meia. O circuito possui 5.793 metros de extensão e a prova desse final de semana será disputada em 53 voltas, o que totaliza pouco mais de 306 quilômetros.

É uma pista de alta velocidade, onde o consumo dos pneus é médio, o downforce é baixo e os freios são extremamente requisitados.  A pista possui longos trechos de retas e a curva parabólica que é o grande desafio para os pilotos. A velocidade máxima registrada em Monza é de 354km/h e durante uma volta os pilotos trocam de marchas 51 vezes.

O consumo de combustível é relativamente baixo, cerca de 1,8 litros por prova. O piloto passa 71% da volta acelerando de pé embaixo, ou seja, potência total. Em 2014 a corrida teve 34 ultrapassagens. A probabilidade de Safety car é de 23% e em 22 ocasiões o vencedor largou da pole.

O maior vencedor em Monza é Michael Schumacher, com 5 vitórias (1996, 1998, 2000, 2003 e 2006). Os recordistas em pole são: Juan Manuel Fangio e Ayrton Senna, ambos com 5 poles cada um e a volta mais rápida anotada em corrida foi feita por Rubens Barrichello em 2004 com o tempo de 1:21.046.

As grandes retas e curvas de alta certamente favorecerão as Mercedes que só perderão a corrida para elas mesmas. Tendo como base o GP da Bélgica, a corrida Italiana tem tudo para ser uma prova emocionante cheia de disputas, ultrapassagens e brigas.

Confira uma volta com Fernando Alonso

Apertem os cintos. A F1 desembarca para mais uma corrida que tem tudo para ser emocionante, não perca!



Serranegrense de 26 anos. Diferente da maioria dos escritores,não sou jornalista formado, e sim cientista, detalhe esse que não diminui minha paixão pela escrita automobilística. Apaixonado por esportes à motor desde criança, se há corrida passando na TV, paro pra assistir independente do que tenho pra fazer. F1, F-Indy, Motogp, Stock Car, Formula-E.