Brasileirão: confira como está a classificação do segundo turno

Reprodução

O segundo-turno do Campeonato Brasileiro é o momento de definição do que cada time vai buscar na competição. E analisando a tabela podemos tirar algumas conclusões. 

LEIA MAIS:
Carlos Simon: “Se o Flamengo entrar no G-4 ninguém mais segura. É impressionante essa torcida”

Até agora foram completadas 24 rodadas – 19 rodadas pelo primeiro turno e cinco pelo segundo turno do Brasileirão. Com o campeonato entrando na sua reta final, os times já sabem pelo que brigam na atual edição da competição.

Veja a classificação atualizada do segundo turno:

1 – Flamengo – 15 pontos
(100% de aproveitamento)

2 – Santos – 13 pontos
(86,67% de aproveitamento)

3 – Atlético-MG – 12 pontos
(80% de aproveitamento)

4 – Corinthians – 11 pontos
(73,33% de aproveitamento)

5 – Internacional – 9 pontos
(60% de aproveitamento)

6 – Goiás – 9 pontos
(60% de aproveitamento)

7 – Grêmio – 9 pontos
(60% de aproveitamento)

8 – Coritiba – 9 pontos
(60% de aproveitamento)

9 – Atlético-PR – 8 pontos
(53,33% de aproveitamento)

10 – São Paulo – 7 pontos
(46,67% de aproveitamento)

11 – Figueirense – 7 pontos
(46,67% de aproveitamento)

12 – Cruzeiro – 6 pontos
(40% de aproveitamento)

13 – Joinville – 6 pontos
(40% de aproveitamento)

14 – Palmeiras – 4 pontos
(26,67% de aproveitamento)

15 – Avaí – 3 pontos
(20% de aproveitamento)

16 – Vasco – 3 pontos
(20% de aproveitamento)

17 – Sport – 2 pontos
(13,33% de aproveitamento)

18 – Chapecoense – 2 pontos
(13,33% de aproveitamento)

19 – Ponte Preta – 2 pontos
(13,33% de aproveitamento)

20 – Fluminense – 1 ponto
(6,67% de aproveitamento)

 

Veja pelo que os principais times estão brigando nesse momento no Brasileirão:

Arrancada na hora certa:

Flamengo e Santos entraram definitivamente na briga pelo G-4 do brasileirão. O rubro-negro carioca faz parte, pela primeira vez, da zona da Libertadores. Ambas as equipes estão com um ótimo início de segundo turno. O rubro-negro está com 100% de aproveitamento, enquanto o Peixe tem quatro vitórias e um empate. Outros três times que cresceram de rendimento no returno foram Inter, Goiás e Coritiba. Com nove pontos em quinze disputados, o Colorado ainda quer brigar por G-4, enquanto Coxa e Goiás tentam fugir da zona de rebaixamento.

Regularidade e briga pelo título:

Os candidatos ao título do Brasileiro, nesse momento, são três equipes que continuam com uma boa regularidade desde o primeiro turno. Em quinze pontos disputados no returno, Atlético-MG com doze, Corinthians com onze, e Grêmio com nove são as equipes mais próximas do caneco. O time paulista continua com uma gordura de três pontos na frente do Galo.

Caída de rendimento:

Fluminense e Sport ficaram mais distantes do G-4. Ambas as equipes, que brigam por uma vaga na Libertadores desde o primeiro turno, se afastaram dos líderes por terem um início ruim no returno. O rubro-negro do Recife tem apenas dois pontos conquistados, em um total de quinze. O tricolor carioca está ainda pior. O Flu é o lanterna do returno com apenas um ponto. Em cinco jogos, o tricolor obteve apenas um empate. Outro time que briga por G-4 e se distanciou foi o Palmeiras. O Verdão tem apenas quatro pontos nos últimos cinco jogos.

Irregularidade e rebaixamento:

Avaí e Vasco mantém um rendimento muito abaixo da maioria das equipes e vão se aproximando cada vez mais rápido da série B em 2016. O Joinville faz um segundo-turno melhor que o primeiro, mas ainda não é suficiente para escapar da zona da degola. Em quinze pontos possíveis, o JEC somou seis, o Avaí apenas três, e o Vasco, lanterna da competição, conseguiu somar seus primeiros pontos no returno, ficando também com três. Quem vem ladeira abaixo e se aproxima do Z-4 é a Ponte Preta. O time de Campinas foi derrotada na última rodada dentro de casa para o Vasco, e tem a segunda pior campanha do returno, com apenas dois pontos em quinze disputados.

A reta final do Campeonato Brasileiro promete pegar fogo. Título, vaga para Libertadores e rebaixamento estão em aberto. O time que conseguir ser mais regular, poderá atingir seus objetivos.

Foto: Reprodução

Curtiu essa matéria? Siga o autor no Twitter: @allanmadi