Veja 8 fatos que comprovam a superioridade do Palmeiras contra o Corinthians

Palmeiras
César Greco / Agência Palmeiras

Os últimos anos podem até colocar o Corinthians numa situação melhor do que o Palmeiras, principalmente em relação a títulos. No entanto, um dérbi não corresponde apenas ao momento, mas sim à história. É ela que transforma um simples jogo num clássico empolgante. Pensando nisso, o Torcedores.com reuniu oito fatos que comprovam a superioridade do Verdão frente ao Timão. Aliás, o número oito é bem propício…

LEIA MAIS
Após 29 partidas, veja quem é o artilheiro do Palmeiras no Allianz Parque
Confira análise da imprensa sobre os erros de arbitragem contra o Palmeiras
Lucas Barrios perde gol e Romário ‘ensina’ como fazer; assista!

1) 8-0 fora o baile – Em 5 de novembro de 1933, o então Palestra Itália goleou o Corinthians por sonoros 8-0, fora o baile. É a maior goleada já registrada na história do confronto entre os arquirrivais.

2) O mais vitorioso – Segundo o Futpédia, nos 285 jogos da história entre Palmeiras e Corinthians, o Verdão levou a melhor em 104 oportunidades. O Timão venceu apenas 96 partidas, além de 85 empates. Se levado em consideração apenas os jogos pelo Brasileirão unificado, o time alviverde também venceu mais vezes: 18 vitórias contra 14 alvinegras, com ainda 19 empates.

3) O mais goleador – Os 8-0 já citados davam um indício do que seria a artilharia do clássico. Nos 285 jogos da história, o Palmeiras marcou 423 gols contra apenas 366 do Corinthians. Uma diferença de 57 gols.

4) Maior jejum de gols – Além de perder no número de vitórias e gols marcados, o Corinthians ainda leva prejuízo quando o assunto é jejum de gols. Os alvinegros amargam o maior período sem marcar no rival: são quatro jogos consecutivos sem balançar as redes verdes, entre 1967 e 1969.

5) Vitórias consecutivas – Ficar um longo tempo sem perder é uma coisa. Empates podem acontecer e, quando mesclados com algumas vitórias, podem fazer a invencibilidade crescer. Mas um alto número seguido de triunfos é, de fato, um diferencial. E quando a ideia é ser diferente, o Palmeiras novamente dá um banho no rival: entre 1930 e 1934, o clássico aconteceu em 10 oportunidades. Os resultados? 10 vitórias do Palmeiras! É a maior sequência consecutiva da história do clássico paulista.

6) Jogadores campeões mundiais – O Brasil foi campeão do mundo em cinco oportunidades. Em todas elas, ao menos um jogador do Palmeiras esteve presente. Mais do que isso: todas as vezes que a Seleção não convocou um palmeirense, ela não foi campeã mundial. E o que falar de jogadores do Corinthians com a amarelinha? Bom, a última Copa tinha o Paulinho. O resultado todos já sabem…

7) Sócio-torcedor – Do que adianta bater no peito e falar que tem a maior torcida do Brasil, se quando é pra ajudar o time financeiramente nem com planos de R$9 conseguem? Pois é. Segundo o ranking do Movimento por um Futebol Melhor, até o fechamento desta matéria, o Palmeiras aparecia com 129.493 sócio-torcedores, contra 116.934 do rival Corinthians.

8) Libertadores – Tem muito torcedor do Corinthians que vai ficar bravo ao ler tudo isso. Vão falar que o Timão é campeão da Libertadores e do mundo. São mesmo. Mas estamos falando do clássico, certo? Como o assunto é a competição sulamericana, seis jogos foram disputados até o momento, com três vitórias e 10 gols para cada lado. O equilíbrio, no entanto, cai por terra quando a história mostra que tanto em 1999 quanto em 2000, o Palmeiras acabou por eliminar o rival em decisões por pênaltis. É mole?

Foto: Cesar Greco / Palmeiras / Divulgação