Ao menos nas probabilidades, Brasil é o favorito nas Eliminatórias; entenda

Brasil
RIO DE JANEIRO, BRAZIL - JULY 22: Carlos Dunga is introduced as the new coach of the Brazilian national football team during a press conference at the Brazilian Football Confederation - CBF headquarters on July 22, 2014 in Rio de Janeiro, Brazil. (Photo by Buda Mendes/Getty Images)

A seleção brasileira inicia na próxima quinta-feira (8) o caminho rumo a Copa do Mundo de 2018, na Rússia. Em Santiago, os comandados de Dunga vão enfrentar o Chile, pela primeira rodada das Eliminatórias Sul-Americanas. Mas, de acordo com as probabilidades, o Brasil não precisa se preocupar.

LEIA MAIS:
CBF lança campanha para reaproximar a seleção do público e é cornetada em rede social

 

De acordo com o site “Chance de Gol”, especializado em estatística esportiva, o Brasil tem 96,7% de possibilidade de se classificar para o Mundial da Rússia. Já as oportunidades de repescagem são de 2,5%.

Assim como o Brasil, outras seleções tradicionais têm vaga praticamente certa segundo o “Chance de Gol”. A Argentina, vice-campeã da última Copa do Mundo, tem 95% de chances de carimbar o passaporte para a Rússia. Colômbia, com 87%, e Chile, com 58,6% vêm em seguida.

De acordo com o “Chance de Gol”, essas seriam as quatro equipes que conquistariam a vaga direta na Copa do Mundo de 2018. Com 29,3%, o Uruguai é o quinto país em probabilidade de classificação e estaria na repescagem – onde é o país com mais chance, 26,7%.

O “Chance de Gol” estima que, com 43 pontos, o país em questão consegue a classificação para a Copa do Mundo com 100% de certeza – para a repescagem, seria 40 pontos. Mas, com 32 pontos, já é possível ter 90% de probabilidade de classificação para o Mundial da Rússia.

Mas, como o site estabelece as porcentagens? De acordo com o “Chance de Gol”, “as probabilidades são obtidas com base nas probabilidades de vitória, empate e derrota calculadas para cada um dos jogos ainda não realizados so campeonato em questão. A partir de milhares de simulações de todos esses jogos, são contabilizadas todas as possibilidades de cada uma das equipes se classificar à fase seguinte, ir para a repescagem etc.”

O site vai além: “As probabilidades de cada resultado de cada jogo dependem basicamente da força de cada oponente.” Isso explica o fato de o Chile, mesmo sendo o mandante do duelo contra o Brasil, ter 31,4% de chance vitória, contra 45,5% da seleção brasleira, com 23,1% de probabilidade de empate.

Crédito da foto: Getty Images



Jornalista, editor do Torcedores.com. Passagens pelos jornais Metro, O Estado de S. Paulo, Jornal da Tarde, Marca Brasil, Agora São Paulo, Diário de S. Paulo e Diário do Grande ABC.