FIFA suspende Blatter e Platini do futebol

Getty Images

O Comitê Ética Independente da FIFA anunciou esta manhã (08) a suspensão provisória do presidente Sepp Blatter, e do vice-presidente e presidente da UEFA Michel Platini por 90 dias. Além deles, também foi suspenso pelo mesmo período, o secretário-geral da FIFA Jérôme Valke.

Valke já havia sido afastado pela entidade em setembro, durante as investigações de venda ilegal de ingressos para a Copa do Mundo no Brasil. A nota oficial da entidade ainda confirmou que o período de suspensão pode ser estendido por mais 45 dias.

Além de Blatter, Platini e Valke, o ex-vice presidente da FIFA, Chung Mong-joon também foi banido. O coreano Chung (que era candidato à presidência da FIFA) foi suspenso por seis anos e multado em 100 mil francos suíços (em torno de 400 mil reais).

Durante o período de suspensão, todos estão banidos de qualquer atividade relacionada ao futebol em níveis nacionais e internacionais. Liderado pelo alemão Hans-Joachim Eckert, o Comitê tem como objetivo investigar irregularidades na entidade máxima do futebol.

Foto: Getty Images



Luis Henrique Rolim usa do sarcasmo e da linguagem popular para comer as pizzas do esporte. Futebol, surfe e Jogos Olímpicos são seus sabores favoritos. Ama os gordurosos assuntos extra-campo, e por isso tem colesterol acima da média. Debate ideias, não pessoas.