Final argentina define o Aberto do RS neste domingo

Crédito da foto: Divulgação/Aberto do RS.

Os argentinos Diego Schwartzman e Guido Pella (foto) têm encontro marcado para amanhã às 11h na grande decisão do Aberto de Tênis do Rio Grande do Sul, disputado nas quadras de saibro da Sogipa, em Porto Alegre (RS). Neste sábado, ambos os jogadores tiveram que passar por uma rodada dupla antes de garantirem vaga na final – os jogos de quartas de final acabaram não sendo disputados na sexta-feira, em decorrência da chuva que acometia a capital dos gaúchos.

MAIS TÊNIS:

Tenista argentino define em uma palavra Djokovic, Federer e Nadal 

Logo cedo, Diego Schwartzman, cabeça 1 do torneio, bateu o compatriota Máximo Gonzalez por 6/1 1/6 7/5 e passou à semi. Guido Pella, cabeça 2, superou o brasileiro André Ghem, na mesma fase, ao marcar 6/4 7/5. Rogério Dutra Silva, o Rogerinho, ainda conseguiu colocar o Brasil na fase de semifinal ao bater em três sets o argentino Facundo Arguello. Carlos Berlocq, campeão da edição de 2014, passou em dois sets por Facundo Bagnis e fechou o quarteto de semifinal.

Com grande público na quadra central, Pella e Rogerinho fizeram um disputado jogo, que só teve definição no terceiro set. Melhor para o argentino, que marcou 6/1 5/7 6/1 e avançou à final. “Joguei bem no primeiro e no terceiro set. O público foi muito respeitoso, mesmo com a rivalidade que existe entre Brasil e Argentina”, comentou o tenista após a partida. Contra Schwartzman, Pella buscará o terceiro título na temporada.

Na quadra 5, Diego Schwartzman deu o troco em Carlos Berlocq, que o venceu na final da edição de 2014. Em outro duelo disputadíssimo, o cabeça 1 e 77° da ATP, virou o jogo e levou a melhor na terceira parcial, ao marcar 3/6 6/3 7/6 (0). “Estou cansado por ter jogado dois jogos no mesmo dia, mas feliz pelo resultado”, resumiu Schwartzman.

Antes da final de simples deste domingo, haverá a decisão da chave de duplas a partir das 10h. O título ficará entre os portugueses Gastão Elias e Francisco Silva e os chilenos Christian Garin e Juan Carlos Saez. A entrada é franca.

Crédito da foto: Divulgação/Aberto do RS.



Jornalista formado pela PUCRS em agosto de 2014. Dupla Gre-Nal.