Gols marcados em goleada rendem recordes e elogios à Agüero; veja os números

Não restam dúvidas que o grande craque da vitória do Manchester City sobre o Newcastle foi Kun Agüero. O argentino foi soberbo no ataque e garantiu a goleada dos Citizens, assinalando cinco dos seis gols da equipe azul neste sábado (3). A brilhante atuação rendeu não só elogios de torcedores e do próprio treinador, mas também marcas (veja abaixo) significativas para a história da Premier League e da atual edição.

LEIA MAIS
Chelsea perde mais uma e se aproxima da zona de rebaixamento
Vídeo: Apenas Aguero e eles fizeram 5 gols na mesma partida em Campeonato Inglês

Com os cinco gols marcados no Etihad Stadium, Agüero passou a integrar o seleto grupo de maiores goleadores em uma só partida da Premier League. Antes dele, outros quatro atacantes já tinham alcançado a façanha: Andy Cole e Dimitar Berbatov, pelo Manchester United; Alan Shearer, com a camisa do Newcastle; e Jermain Defoe, representando o Tottenham. O que diferencia o jogador da seleção argentina dos outros é o tempo que levou para balançar as redes. Kun precisou de apenas 20 minutos, entre os 42 da primeira etapa e os 17 do segundo tempo.

O treinador Manuel Pellegrini pode ser considerado o principal responsável pelo recorde não ter sido maior. Com o jogo ganho, ele optou por substituir seu artilheiro máximo pelo marfinense Bony dois minutos após o sexto gol do City – quinto de Sergio Agüero. Na coletiva após o jogo, o chileno elogiou muito seu atleta e explicou os motivos para ter frustrado aqueles que acreditavam em uma nova marca.

“Estou feliz pelo Kun, ele merece. Faz muita diferença. No último jogo ele perdeu algumas oportunidades, mas manteve a calma e esse é um fator chave. Eu poderia ter dado mais minutos de jogo e ele poderia ter marcado (o sexto gol), mas nós devemos ser cautelosos em relação à sua forma física pois pode sofrer uma lesão”, explicou Pellegrini.

A alegria do atacante da seleção argentina pode ser explicada também pelo fim de um jejum. Agüero havia marcado um único gol no campeonato, na partida contra o Chelsea, na longínqua segunda rodada. De lá pra cá, se passaram 48 dias até que ele sacudisse novamente as redes e chegasse à vice-artilharia da Premier League. Pelo Twitter, ele comemorou o feito.

“Muito feliz pelos cinco gols e pela vitória. Obrigado a todos pelas lindas mensagens e tanto apoio. Vamos City!!”, registrou o camisa 16.

Confira outros números da façanha

  • 7, foi o número de finalizações de Agüero. Apenas dois arremates não terminaram dentro das redes;
  • 9 toques na bola foram dados pelo argentino entre o primeiro gol e o último marcado por ele na goleada;
  • 22 segundos, foi o tempo passado entre o segundo e o terceiro gol do City e do atacante;
  • 424 minutos se passaram entre o único tento do atacante no campeonato até então na Premier League e o gol que empatou a partida para o City, o primeiro dele no dia;
  • 84 gols, é o que tem agora Kun Agüero na história da Premier League. Ele se juntou ao compatriota Carlitos Tevez e o português Cristiano Ronaldo;
  • 200 gols foram registrados na Premier League quando o atacante alcançou seu hat-trick, aos cinco da segunda etapa;
  • 1928, foi o ano em que um jogador do City marcou cinco gols em uma partida do Campeonato Inglês – incluindo o período que antecede a Premier League – pela primeira vez. Agüero foi o segundo a conquistar a façanha com a camisa dos Citizens.

Reprodução/Twitter

 

Foto: Divulgação/Twitter Manchester City



Jornalista graduado pela Universidade Federal de Viçosa. Tem no esporte uma "paixão não correspondida", já que a habilidade trai na hora de praticar. Se jogar não é o forte, por que não falar sobre?