Mercado da bola: veja quem pode sair e chegar no Grêmio em 2016

Foto: Reprodução

Embora tenha sofrido uma dura derrota de virada para a Chapecoense no último domingo, em Porto Alegre, o Grêmio segue com boas chances de obter uma vaga à Copa Libertadores. Com o passaporte próximo de ser carimbado, a diretoria gremista iniciou o planejamento para 2016. Reforços virão, mas sem onerar os cofres. A política de contenção de gastos vai ser mantida. A prioridade é manter o atual elenco.

LEIA MAIS:
Edinho comemora renovação com o Grêmio: “Realização de mais um sonho”
Grêmio perde Luan para o jogo contra o Vasco

O Tricolor possui uma lista de 30 jogadores em análise para contratações pontuais. As principais carências estão na lateral-direita, na meia e no ataque.

Para ajudar você, torcedor do Grêmio, o Torcedores.com mostra aqui quem pode chegar e sair do clube em 2016. Confira:

Quem pode chegar

O mais novo nome especulado no mercado é do lateral-direito Apodi, que foi carrasco gremista no último domingo ao marcar o gol da vitória da Chapecoense. De acordo com o UOL Esporte, ele viria para suprir a provável saída de Galhardo. O Tricolor tem a concorrência do Palmeiras. Apodi está emprestado pelo Querétato-MEX à Chape até o final de dezembro.

O Grêmio também monitora a situação do meia santista Marquinhos Gabriel, que têm os direitos econômicos vinculados ao árabe Al-Nassr. O atleta está emprestado ao Santos até dezembro. A equipe paulista já iniciou as conversas para mantê-lo na próxima temporada. O Cruzeiro também está na parada.

Nikão, meia do Atlético-PR, pode pintar no Tricolor em 2016. Em entrevista à repórter Nadja Mauad, do “Globo Esporte”, César Silva, empresário do jogador, admitiu o contato gremista e também disse que . “O Grêmio veio atrás para a Libertadores, já sobre o time do Vanderlei melhor aguardar um pouco para falar algo concreto. Vamos ver no final do ano”, afirmou. O chinês Tianjin Songjiang, comandado por Vanderlei Luxemburgo, também teria interesse no brasileiro.

Quem pode sair

O clube terá que trabalhar forte nos bastidores para não perder peças já que muitos atletas estão com o contrato vencendo em dezembro. O zagueiro Geromel é um desses casos, mas seu vínculo será ampliado automaticamente por mais seis meses junto ao Colonia-ALE. Nesta sexta-feira, a diretoria anunciou a renovação contratual do volante Edinho por mais duas temporadas.

Erazo – Emprestado, o zagueiro ficará livre do vínculo com o Barcelona de Guayaquil em dezembro. No entanto, os empresários do equatoriano pedem cerca de R$ 8 milhões para a aquisição dos seus direitos econômicos por três temporadas. A negociação não é simples. E para piorar, o jogador tem pré-contrato com o Estoril-POR.

Rafael Galhardo – O lateral-direito está emprestado pelo Santos somente até dezembro. O Grêmio iniciou as conversas com o rival para mantê-lo no elenco. O Peixe joga duro. Admite liberar o atleta desde que o Tricolor ceda o zagueiro Geromel. A multa rescisória estipulada em contrato é de cinco milhões de reais. O Grêmio ofereceu uma lista de atletas pouco aproveitados por Roger Machado, mas o Santos recusou.

Douglas– O vínculo do meia termina em dezembro. A diretoria tem o interesse em mantê-lo. Ele deve permanecer no clube por mais duas temporadas.

Maicon– A permanência do volante é complicada. O contrato de empréstimo se encerra em dezembro e o São Paulo inicialmente pediu R$ 9 milhões para liberá-lo em definitivo. Maicon reiterou diversas vezes que não quer voltar ao time paulista.

Braian Rodríguez: Sem espaço no clube, o centroavante uruguaio Braian Rodríguez deve ser devolvido ao Bétis.

foto: Reprodução

 



Rafael Alaby é jornalista diplomado pela FIAM (Faculdades Integradas Alcântara Machado), com passagens pela Chefia de Reportagem de Esportes, da TV Bandeirantes, em São Paulo e site KiGOL. Pós-graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte (FMU)