Tri pelo Flamengo 2001, Juan ainda joga na elite do Brasil

Foto: Site do Internacional/ Divulgação

Campeão é uma palavra que pode definir a carreira do zagueiro Juan. Na conquista do tricampeonato carioca de 2001, pelo Flamengo, o jogador já somava cinco anos no profissional do clube. Era a experiência necessária para o garoto despontar logo cedo como um dos melhores zagueiros do Brasil.

Na época, o jovem zagueiro já havia conquistado uma Mercosul, uma Copa Ouro Sulamericana, além de seu quarto estadual pelo Flamengo. O talentoso jogador foi promovido da base em 96, logo conseguiu a vaga de titular no time. Naquele ano de 2001, Juan foi um dos menos vazados no campeonato ao lado de Gamarra. O Flamengo tomou apenas quatro gols na Taça na Guanabara, sendo que somente um desses foi sofrido na fase decisiva.

Tanto talento acabou rendendo bons frutos para carreira do jogador. O sucesso no rubro-negro carioca fez com que Juan fosse negociado ao Bayer Leverkusen, da Alemanha. O período na Alemanha foi justamente o qual Juan começou a despontar no futebol internacional, com convocações para seleção brasileira e os títulos da Copa América (2004) e Copa da Confederações (2005). O zagueiro não conquistou nenhum título na sua passagem pela Alemanha.

Após fracasso na Copa do Mundo de 2006, Juan ficou mais um tempo na Alemanha até ser negociado para Itália, mais especificamente, para a Roma. O zagueiro continuava com boas atuações e graças a isso formou, ao lado de Lúcio, a zaga titular da seleção brasileira na primeira passagem de Dunga. Conquistou pela segunda vez a Copa América e a Copa das Confederações, porém não conseguiu evitar outra eliminação em 2010. A passagem pela Roma rendeu uma Copa da Itália e a Supercopa da Itália. O zagueiro decidiu então voltar para o Brasil em meados de 2012.

Como cria do Flamengo, houve uma conversa para que o zagueiro voltasse para o clube onde foi revelado, porém a proposta não agradou. O jogador então decidiu ir para o Internacional de Porto Alegre. Desde então, Juan já conquistou três campeonatos gaúchos pelo Inter. Porém, a história de Juan com o rubro-negro carioca não está encerrada. O jogador disse (em 2014) que poder voltar a jogar pelo Flamengo seria um imenso prazer.

Foto: Site Oficial do Sport Club Internacional/ Divulgação