7 tipos de torcedores que só quem frequenta estádios vai entender

Gilvan de Souza/Flamengo

Existem três tipos de torcedores: o que diz que torce para tal time, mas não sabe o nome nem de cinco jogadores titulares, o que é torcedor ativo mas acha mais vantajoso ver o time pela televisão no sofá de casa, e aquele torcedor que faz questão de ir ao estádio ver seu time do coração jogar sempre que tem a oportunidade. Este último, com certeza, presencia momentos que não só ele, mas todos que frequentam estádios, estão acostumados. Veja a seguir sete fatos que acontecem frequentemente nas arquibancadas.

1 – O TORCEDOR QUE SÓ SABE XINGAR

Tudo bem que de vez em quando todo mundo solta uns palavrões durante o jogo, seja xingando jogadores, a arbitragem, ou quando seu time quase marca um gol. Isso é comum em qualquer torcedor. Mas sempre tem aquele que só sabe fazer isso, parece que quer chamar atenção entre os outros torcedores. Você as vezes está com sua família, filhos, esposa e todos são obrigados a ouvir aquele cara que mais xinga o adversário (ou jogadores do próprio time) do que torce pelo seu clube.

2 – AQUELA CRIANÇA QUE NÃO SABE NEM PRA QUAL TIME ESTÁ TORCENDO

Quem nunca ficou perto de uma criança que não tinha a menor noção sobre o que estava acontecendo no campo? Elas gritam, reclamam, esbravejam e falam coisas sem o menor sentido sobre a partida como “não tava impedido, juiz burro”, quando até quem não estava olhando pro campo sabe que tal jogador estava claramente em posição de impedimento. Algumas crianças só sabem o nome de cinco ou seis jogadores, mas se sentem os verdadeiros comentaristas esportivos das arquibancadas. Mas apesar de tudo isso, as crianças estão perdoadas, pois se você está perto delas no estádio, significa que elas torcem para o mesmo time que você.

3 – O TORCEDOR QUE OLHA MAIS PARA O CELULAR QUE PRO CAMPO

Uma coisa que deixa qualquer torcedor de verdade inconformado é ver aqueles que pagaram ingresso para entrar no estádio, mas nem acompanham o jogo direito, ficam com os olhos direcionados para a tela do celular por mais tempo que para o campo. Antes do jogo começar ou durante o intervalo é normal você usar o celular para saber mais informações sobre a partida, sobre o campeonato ou ver coisas de seu interesse, mas sempre tem aqueles que se preocupam mais em tirar selfies e postar nas redes sociais durante o jogo do que torcer e incentivar o time que torce.

4 – O TIOZÃO QUE INCORPORA O TELÊ SANTANA DURANTE O JOGO

Você está acompanhando a partida, quando um jogador erra um passe e de repente surge aquele senhor que começa a montar o time ideal com jogadores que eram estrelas nas décadas de 80 e 90. Eles esboçam esquemas táticos e formações que você pode não concordar, mas sempre acaba respondendo com um “aham” ou “pois é, também acho que deveria ser assim”.

5 – AQUELE TORCEDOR BROTHER QUE ACOMPANHA OUTROS JOGOS PRA MANTER TODOS INFORMADOS DURANTE A PARTIDA

Seja na reta final do Brasileirão ou num mata-mata, você às vezes também quer saber qual o placar daquele outro jogo que pode afetar o posicionamento do seu time na tabela, ou qual equipe irá enfrentar na próxima fase do campeonato. Para saber isso, você pode contar com a boa vontade daquele torcedor gente boa que faz questão de acompanhar outros jogos pelo rádio ou internet para informar a todos quando sai um gol na outra partida.

6 – OS VENDEDORES QUE NUNCA ESTÃO PERTO QUANDO VOCÊ PRECISA

Domingo, 16h30, e aquele calor que te deixa com sede o tempo todo. A única coisa que você precisa no momento é de água. Mas cadê aquele vendedor que acabou de passar perto de você? Pois é, a primeira coisa que vem a sua cabeça é “eu devia ter comprado a água logo quando ele passou por aqui”. Você se levanta e percebe que todos os vendedores estão longe demais ou desapareceram em meio a torcida. O jeito é esperar algum deles aparecer ou aguardar até o intervalo ou final do jogo para matar sua sede, ou sua fome.

7 – OS QUE TORCEM MAIS PELO SUCESSO NO CARTOLA QUE PELO PRÓPRIO TIME

“Tomara que o Vagner Love faça gols, escalei ele no cartola”, “escalei o Rogério Ceni no meu cartola, tomara que tenha pênalti pro São Paulo hoje”, “coloquei no meu cartola os dois laterais do Palmeiras, espero que não tomem gols hoje”. Essas são frases típicas que você pode ouvir de quem joga o famoso fantasy game Cartola FC. Há certos torcedores, geralmente crianças e os mais jovens, que estão mais preocupados com a pontuação que irão obter no game ao final da rodada do que com o placar final do jogo que ele foi assistir no estádio.

Crédito da foto: Gilvan de Souza/Flamengo



Estudante de Jornalismo da Universidade São Judas. Comecei o ensino superior fazendo exatas, mas apanhei mais que o Brasil contra a Alemanha na Copa de 2014, todo dia era um 7x1 diferente. Então decidi fazer o que eu amo mesmo. Não nasci chorando.