Audiência da Globo no Brasileirão aumenta nos anos de títulos do Corinthians

Divulgação.

Os rivais costumam reclamar do excesso de transmissão dos jogos do Corinthians na Rede Globo. E a tendência é que continuem chiando por um bom tempo. De acordo com a blogueira Keila Gimenez, do R7, a emissora viu a audiência dos jogos do Brasileirão 2015 crescer 10%. E os jogos com os melhores resultados foram do Timão, que garantiu o hexacampeonato brasileiro com três rodadas de antecedência.

LEIA MAIS:
Corinthians ultrapassa o Palmeiras e assume a maior renda do Brasileirão; veja o Top 10
Neto: “Se o Barcelona vier jogar na Arena do Corinthians, não ganha”

O curioso é que os recordes de audiência do Brasileirão na era pontos corridos coincidiram com os anos em que o Corinthians foi campeão.

Em 2005, a competição teve o seu melhor resultado na década, com 27,5 pontos de média no Ibope . O final todos sabem. Em uma edição marcada por polêmicas de arbitragem e anulação de jogos após a descoberta de um esquema de manipulação de resultados pelo árbitro Edílson Pereira de Carvalho, a equipe alvinegra conseguiu o seu quarto título brasileiro.

Depois de uma queda em 2008 e 2010, a competição voltou a bater a casa dos 21,1 pontos em 2011, com o pentacampeonato brasileiro corintiano.

Faltam ainda duas rodadas para o término da edição 2015, mas os números de audiência da Globo são os melhores desde 2011: média na casa dos 18,1 pontos. Em 2014, com o Cruzeiro, campeão, a competição registrou 16,7 pontos. Cada ponto equivale a 67 mil domicílios na Grande SP.

Em 2015, as melhores audiências com futebol na Globo ocorreram em jogos do Corinthians. A partida contra o São Paulo, em fevereiro, na abertura da fase de grupos da Copa Libertadores, marcou 32,5 pontos.

Pegando como parâmetro os domingos, a melhor audiência neste dia ocorreu em 19 de abril, no clássico entre Corinthians x Palmeiras, pela semifinal do Paulistão: 24,8 pontos.

De 2010 até o momento, o Corinthians teve mais de 240 jogos exibidos pela emissora carioca. Ao lado do Flamengo, é o time mais presente na grade de TV. Para se ter uma ideia, o Santos, que neste período também conquistou títulos importantes, teve menos de 100 jogos exibidos.

Foto: Divulgação



Rafael Alaby é jornalista diplomado pela FIAM (Faculdades Integradas Alcântara Machado), com passagens pela Chefia de Reportagem de Esportes, da TV Bandeirantes, em São Paulo e site KiGOL. Pós-graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte (FMU)