Cinco leituras obrigatórias para todos os colorados

Porto Alegre RS Gremio x Inter partida válida pela 31 rodada do campeonato Brasileiro 2010 torcida foto Alexandre Lops

O colorado fervoroso, que ama o seu clube e gosta de saber dos mínimos detalhes de cada passagem histórica do time, tem o dever de se aprofundar e buscar cinco grandes livros, entre tantos outros de qualidade, que retratam fielmente o Sport Club Internacional. Como um bom prestador de serviço, o Torcedores.com lista abaixo cinco obras que deveriam frequentar a estante dos fãs do lado vermelho do Rio Grande do Sul.

De Belém a Yokohama – Todo o processo de reconstrução de um gigante que andava adormecido traduzido em livro. O autor não poderia ser outro que não o grande mentor de toda a revolução pela qual o Inter passou no início dos anos 2000 e se mantém até os dias de hoje. Fernando Carvalho, detalhista, vai do quase-rebaixamento no Brasileirão em 2002 até a glória maior obtida diante do Barcelona de Ronaldinho Gaúcho no Mundial de 2006. Imperdível.

Rolo Compressor – Para os mais novos, não há melhor oportunidade em conhecer o lendário time colorado da década de 40 do que essa. Escrita pelo jornalista e torcedor do Internacional, Kenny Braga, a obra traz escalações, jogos marcantes, datas e curiosidades do eterno Rolo Compressor, que sagrou-se hexacampeão gaúcho passando por cima de quem se atrevia a vir pela frente.

A Conquista de um Sonho – Organizado pelo conselheiro e torcedor colorado Otávio Rojas, o livro faz com que o leitor mergulhe de cabeça na histórica conquista do Inter no Japão em 2006. Com gol do criticado Adriano Gabiru, o time gaúcho colocou o Barcelona de Ronaldinho Gaúcho e cia aos seus pés e pintou o mundo de vermelho. A obra traz 102 histórias de torcedores comuns que puderam escrever sobre o feito do time do coração.

Inter – Hoje e Sempre – Dividida em 240 páginas e só concluída após dois anos de intensa pesquisa, a obra se propõe a dissecar a história do Inter a partir de cada um dos 366 dias do ano – já que há um fato também para o dia 29 de fevereiro de 1984. Escrito pelos jornalistas Daniel Cassol e Douglas Ceconello, o livro é capaz de surpreender até o mais fanático dos colorados.

Os dez mais do Internacional – Escrito pelo jornalista Kenny Braga, o livro lista dez grandes ícones da história do Inter. Um time recheado de ídolos que certamente resume a grandeza do clube. Na obra, o torcedor vai viajar de volta ao passado e sentir saudades ao ler boas histórias de nomes como Valdomiro, Figueroa, Falcão, Manga, Fernandão, entre outros.

Divulgação/Foto/Site Inter.



Jornalista formado pela PUCRS em agosto de 2014. Dupla Gre-Nal.