Opinião: Juca Kfouri exagera na dose de clubismo e compara o Corinthians com o Barcelona

E o Juca Kfouri aprontou de novo. Mais uma vez, a imprensa (ou seria a Press Timão?) joga para escanteio a imparcialidade e escancara sua preferência por determinado clube. Nem falo da cobertura jornalística porque o Corinthians foi campeão brasileiro com três rodadas para o final, com 12 pontos de vantagem para o segundo colocado, com uma campanha histórica (com erros graves de arbitragem em seu favor) e totalizando seis títulos do Campeonato Brasileiro em 25 anos.

LEIA MAIS:
Juca Kfouri propõe “CPI da zaga” na seleção e pede saída de David Luiz

Agora, essa história de comparações são descabidas e estapafúrdias. Comparar o atual time do Corinthians com o time do Barcelona é um erro crasso da imprensa. Pode se questionar que foi em um blog  de opinião, isso tira do debate a questão da ética do jornalismo. Mas não deixa menos ridículo, bizarro, caricato e clubista.

juca

Na parte técnica também não tem sentido comparar Corinthians com o Barcelona. Barcelona tem Messi (quatro vezes  eleito o melhor do planeta), Neymar (melhor jogador brasileiro na atualidade), Suárez, Iniesta (autor do gol do único título mundial da Espanha), Rakitic. O Barcelona é o atual campeão do principal torneio de clubes do mundo, a Liga dos Campeões da Europa; venceu o Campeonato Espanhol e a Copa do Rey na última temporada. Além da Supercopa da UEFA.

O Corinthians “só” venceu, de forma absoluta, diga-se, o Campeonato Brasileiro. Foi eliminado da Copa Libertadores para o Guaraní-PAR, um clube inexpressivo dentro do continente com duas derrotas. Eliminado do campeonato estadual pelo rival (Palmeiras) dentro do seu estádio nos pênaltis e eliminado da Copa do Brasil por outro rival (Santos) tomando um vareio de bola nos dois jogos.

Comparações são absurdas por si só.

Quando é comparação de viés nacionalista bocó e clubista, o ridículo é triplicado.

Foto: Reprodução



Viciado em futebol nacional e internacional; gosta de Fórmula 1. Apaixonado por Copa do Mundo como quem gosta de futebol, não como torcedor, e interesso-me por outros esportes somente na Olimpíada. Textos opinativos e curiosidades do futebol. Tenho um blog sobre política (@brasildecide).