Copa do Brasil: Tudo sobre Santos x Palmeiras

(Crédito da Foto: Divulgação / Santos FC)

Após 156 partidas, 453 gols e 9 meses de disputa, finalmente a Copa do Brasil atinge ao seu momento decisivo. Um torneio que contou com 87 times na disputa chega a decisão com os remanescentes Santos e Palmeiras. Os dois times paulistas começam a decisão nesta quarta-feira (24) em Santos, SP. Apesar de, nas oitavas de final 6 times terem entrado na competição, a decisão conta com duas equipes que jogaram a Copa desde as fases iniciais no início do ano, apresentando altos e baixos durante todo o torneio.

LEIA MAIS
Santos x Palmeiras: Pepe revela quais jogadores podem decidir o clássico
Santos relaciona elenco completo para final da Copa do Brasil

Santos

A equipe santista poupou os principais jogadores no Campeonato Brasileiro no último fim de semana, quando foi derrotado pelo Coritiba por 1×0 no Couto Pereira. A equipe briga também briga por uma vaga no G4 do Brasileirão, mas no momento não atravessa uma de suas melhores fases no ano, com a queda de rendimento nos últimos jogos. Entretanto, a equipe comandada por Dorival Júnior ainda é reconhecida pelo bom futebol. Os jogadores de principal destaque são Ricardo Oliveira, Gabriel e Lucas Lima, os jovens artilheiros da baixada santista.

O Santos despertou a curiosidade dos torcedores pela sua maneira de jogar com Dorival, além dos jovens talentos. Entretanto, além da queda de rendimento, os adversários parecem ter descoberto a fórmula correta de parar o Santos. Uma boa saída é o adiantamento da zaga e a pressão na saída da posse de bola, principalmente a partir do meio campo, para anular jogadas mais construtivas do ataque.

Palmeiras

Após um ano difícil em 2014, o “Palestra” em 2015 é totalmente reverso. O time encheu o elenco de jogadores e conseguiu armar um bom time, com o comando do técnico Marcelo Oliveira, que foi bicampeão brasileiro pelo Cruzeiro. Entretanto, se na primeira metade do ano tudo parecia dar certo, o torcedor palmeirense já não está mais feliz com o desempenho do time, até mesmo questionando a manutenção do técnico para a próxima temporada. No último fim de semana, a equipe alternativa segurou o Cruzeiro no Allianz Parque (1×1). O Palmeiras já brigou pela vaga na Libertadores pelo Brasileirão, mas há algumas rodadas a equipe resolveu focar exclusivamente na Copa do Brasil.

No Palmeiras o destaque positivo segue sendo a postura ofensiva da equipe, característica dos times de Marcelo Oliveira, que busca seu primeiro título na competição. Mas, o poder de finalização da equipe anda em baixa, com muitas chances de gol desperdiçadas. O destaque negativo fica pela zaga, facilmente vazada pelos adversários, que chegam e tocam sem grandes dificuldades passando pelos jogadores que formam o meio campo da equipe.

Escalações Prévias (Jogo de Ida – Vila Belmiro / 22h)

Santos: Vanderlei; Victor Ferraz, Gustavo Henrique, David Braz e Zeca; Thiago Maia, Ledesma e Lucas Lima; Marquinhos Gabriel, Gabigol e Ricardo Oliveira.

Palmeiras: Fernando Prass; João Pedro, Nathan, Leandro Almeida e Egídio; Thiago Santos, Arouca, Allione, Kelvin e Mouche; Cristaldo.

Arbitragem: Luiz Flávio de Oliveira (SP) – FIFA
Assistente 1: Emerson Augusto de Carvalho (SP) – FIFA
Assistente 2: Marcelo Carvalho Van Gasse (SP) – FIFA


Caminho Até a Final

Palmeiras

1ª Fase: Vitória da Conquista 1×4 Palmeiras

2ª Fase: Sampaio Corrêa 1×1 Palmeiras
Palmeiras 5×1 Sampaio Corrêa

3ª Fase: Palmeiras 0x0 Asa-AL
Asa-AL 0x1 Palmeiras

Oitavas de Final: Palmeiras 2×1 Cruzeiro
Cruzeiro 2×3 Palmeiras

Quartas de Final: Internacional 1×1 Palmeiras
Palmeiras 3×2 Internacional

Semifinal: Fluminense 2×1 Palmeiras
Palmeiras 2 (4)x(1) 1 Fluminense

Santos

1ª Fase: Londrina 0x1 Santos
Santos 1×0 Londrina

2ª Fase: Maringá 2×2 Santos
Santos 1×0 Maringá

3ª Fase: Sport 2×1 Santos
Santos 3×1 Sport

Oitavas de Final: Santos 2×0 Corinthians
Corinthians 1×2 Santos

Quartas de Final: Figueirense 0x1 Santos
Santos 3×2 Figueirense

Semifinal: São Paulo 1×3 Santos
Santos 3×1 São Paulo


Regras na Decisão

Ao contrário das demais fases do torneio, na decisão não haverá critério do gol qualificatório. Ou seja, o gol marcado “fora de casa” terá o mesmo peso do gol “dentro de casa”. Será campeã a equipe que somar mais gols no confronto. Caso o placar aponte igualdade, a decisão será feita nos pênaltis, no Allianz Parque.

Datas

25/11 22:00 – Santos x Palmeiras (Vila Belmiro)
02/12 22:00 – Palmeiras x Santos (Allianz Parque)
* Horário de Brasília

(Crédito da Foto: Divulgação / Santos FC)



Vocação jornalística e esportiva desde a infância. Colaborador desde 2015 com matérias/artigos, principalmente nas coberturas do automobilismo, futebol americano e esportes eletrônicos.