Copa Libertadores 2016 já tem 23 clubes definidos; confira

SAO PAULO, BRAZIL - JULY 18: Renato Augusto (R) of Corinthians fights for the ball with Jemerson of Atletico MG, during a match between Corinthians v Atletico MG of Brasileirao Series A 2015 at Arena Corinthians on July 18, 2015 in Sao Paulo, Brazil. (Photo by Miguel Schincariol/Getty Images)

A Copa Libertadores só começa em fevereiro do ano que vem, porém, a competição já tem mais da metade dos 38 participantes definidos.

LEIA MAIS:
Corinthians ultrapassa o Palmeiras e assume a maior renda do Brasileirão; veja o Top 10
Rivaldo é cornetado nas redes sociais após comparar o Corinthians ao Barcelona

23 times garantiram passaporte no mínimo para a fase preliminar. No Brasil, o Corinthians, hexacampeão brasileiro, e o Atlético-MG, virtual vice-campeão, são os únicos confirmados. Restam mais três vagas. O Grêmio está a um ponto de confirmar a participação via Brasileirão. São Paulo, Inter, Sport e Cruzeiro brigam por outra vaga. Santos e Palmeiras decidem a Copa do Brasil. O campeão também carimba o seu passaporte para o torneio.

Na Argentina, o River Plate, atual campeão, o Boca Juniors, campeão argentino, o Rosário Central, o San Lorenzo e o Huracán também carimbaram passaporte. Mais uma vaga será preenchida no clássico entre Independiente x Racing, válido pelo torneio seletivo.

Na Colômbia, o Deportivo Cali, vice-campeão em 99, é o único garantido. Faltam ser definidas mais duas vagas: (campeão Finalización e maior pontuador dos dois turnos).

O Uruguai já conheceu todos os seus participantes: Nacional, Peñarol e River Plate.

O Chile tem apenas o Cobresal como confirmado. Restam mais duas vagas: campeão Apertura e campeão da Copa Chile.

No Paraguai, o Cerro Porteño saiu na frente sobre os rivais. Restam mais duas vagas (campeão Clausura e o maior pontuador nos dois turnos).

A Venezuela já preencheu as suas três vagas com Trujillanos, Deportivo Táchira e Caracas.

O Peru ainda não teve nenhum representante conhecido. O país tem direito a três vagas: (campeão peruano, vice peruano e terceiro no peruano).

No Equador, a LDU de Quito, campeã em 2008, carimbou o seu passaporte. Restam mais duas vagas: campeão da Segunda Etapa e o maior pontuador dos dois turnos).

Assim como a Venezuela, a Bolívia já teve confirmados os seus três representantes: Bolívar, The Strongest e Oriente Petrolero.

No México, todos os participantes foram definifos. Pumas e Toluca garantiram vaga diretamente na fase de grupos. Já o Puebla jogará a fase preliminar.

Os 38 participantes serão definidos até o final do ano. O sorteio dos grupos e dos jogos da fase preliminar está marcado para o dia 22 de dezembro, em Luque, no Paraguai.

Clubes garantidos na Libertadores 2016:

Brasil: Corinthians e Atlético-MG (restam três vagas)

Argentina: River Plate, Boca Juniors, San Lorenzo, Rosário Central e Huracán (resta mais uma vaga)

Chile: Cobresal (restam mais duas vagas)

Colômbia: Deportivo Cali (restam duas vagas)

Bolívia: Bolívar, The Strongest e Oriente Petrolero (100% preenchido)

Equador: LDU de Quito (restam duas vagas)

Uruguai: Nacional, Peñarol e River Plate (100% preenchido)

México: Pumas, Toluca e Puebla (100% preenchido)

Peru: Nenhum representante definido (três vagas)

Paraguai: Cerro Porteño (restam duas vagas)

Venezuela: Trujillanos, Deportivo Táchira e Caracas (100% preenchido)

foto: Getty Images



Rafael Alaby é jornalista diplomado pela FIAM (Faculdades Integradas Alcântara Machado), com passagens pela Chefia de Reportagem de Esportes, da TV Bandeirantes, em São Paulo e site KiGOL. Pós-graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte (FMU)