Corinthians é quem melhor aproveita seus chutes; Vasco é quem mais desperdiça até marcar

Flamengo

Após 33 rodadas, o Corinthians é o líder do Campeonato Brasileiro e quase campeão. Após 33 rodadas, o Vasco é o lanterna e o rebaixamento parece iminente. Há uma estatística que explica bem essa situação: o aproveitamento de chutes ao gol.

O Corinthians é quem precisa de menos finalizações para marcar – ou seja, é o time que mais aproveita seus chutes. Já o Vasco é o oposto: é quem mais desperdiça as chances que cria, sendo o time que mais precisa chutar para marcar um golzinho.

A estatística leva em conta a média de chutes a gol para cada tento marcado no campeonato – o que independe da quantidade de chutes. Assim, um time que chuta pouco pode ser comparado a um que chuta muito – já que o número que surge é o de quantos são necessários para um gol.

Assim, o Corinthians lidera o quesito: são 6,3 chutes para sair um gol. Já o Vasco precisa de 16,5 chutes para conseguir marcar um.

O Sport é o segundo melhor, com 6,9  chutes para um gol sair – é o único abaixo de 7 chutes além do Corinthians. Atlético-MG, Grêmio e Santos, que fecham o G4, vem logo em seguida, mostrando que o aproveitamento é importante para que o time fique no topo da tabela.

Já os times da zona de rebaixamento seguem o Vasco e ficam entre os piores no quesito. Confira abaixo quantos chutes o seu time precisa para marcar um gol no Brasileiro, e como isso reflete na tabela do campeonato:

Corinthians – 6,3 chutes para sair um gol
Sport – 6,9
Santos – 7,4
Palmeiras e Atlético-MG – 7,8
Grêmio – 8
São Paulo – 8,7
Figueirense – 9,3
Ponte Preta – 9,9
Internacional – 10,1
Fluminense – 10,4
Flamengo – 10,5
Avaí – 10,8
Goiás – 11,75
Atlético-PR – 11,8
Cruzeiro – 12
Chapecoense – 12,2
Joinville – 13,5
Coritiba – 14,8
Vasco – 16,5



Jornalista esportivo.