Ferroviária e Santos abrem o Paulistão 2016, informa jornal

Crédito: Museu do Futebol e Esportes de Araraquara

A expectativa para a divulgação da tabela do Paulistão agita os times do interior. Mas, uma coisa é certa. Ferroviária e Santos será o duelo de abertura da competição em 2016.

Pelo menos é o que informa o jornal O Imparcial de Araraquara. Milton Cardoso, diretor regional da Federação Paulista de Futebol e presidente do conselho deliberativo da Locomotiva, informou à reportagem de que abertura do Paulistão será entre as equipes no dia 30 de janeiro, às 18h, na Arena da Fonte Luminosa.

LEIA MAIS:
Duelo nos números: Santos e Palmeiras dominam quase todas estatísticas da Copa do Brasil
O dia em que uma criança coloriu a América

“Em visita à sede da FPF na semana passada, recebi essas informações de maneira extraoficial. Como tradicionalmente já acontece, do campeão da Série A2 estrear contra o campeão da A1 no sábado, e pelo fato de Ferroviária e Santos não terem caído na mesma chave, isso só não se cumprirá se acontecer uma zebra muito grande”, afirmou o dirigente ao jornal.

Caso isso se confirme, será o duelo mais aguardado pelos amantes do futebol. Na década de 60 e 70, a Ferrinha ficou conhecida como “Santos do interior”, por ter imposto derrotas ao time de Pelé & cia. E o apelido não foi a toa.

Ao todo são 24 jogos, com 13 vitórias santistas, 4 empates e 7 derrotas. O que chama atenção são os números do confronto em Araraquara. Foram 13 jogos, sendo 7 vitórias grenás, 2 empates e 4 derrotas alvinegras.

Destaque para as vitórias por 4 a 0 (1960), 1 a 0 (1970) e 4 a 1 (1971). Talvez o confronto de 1970 seja o mais marcante, pois dois dias antes, o Brasil acabara de conquistar o Tricampeonato da Copa do Mundo.

Todos os jogadores do Santos vieram para a partida na Fonte Luminosa, mas nada tirou o brilhantismo da vitória da Locomotiva pelo placar mínimo. Os artilheiros do confronto são Pelé (23 gols) e Bazzani (6 gols).

Crédito: Museu do Futebol e Esportes de Araraquara