Jogadores do Santos gravam campanha sobre o ‘Novembro Azul’; assista

Reprodução: Santos Futebol Clube

O Departamento de Comunicação do Santos lançou nesta segunda-feira (23), no canal da Santos TV, no Youtube, um vídeo que visa orientar a população masculina sobre o câncer de próstata. A campanha conta com os jogadores do elenco santista com bigodes.

O Peixe se inspirou nas campanhas “Movembrer” (união das palavras mustache – bigode em inglês – e november) e no “Outubro rosa” e com o apoio do Instituto Lado a Lado, que lidera a Campanha Novembro Azul no Brasil. Além de contar com os atletas do elenco santista, a campanha conta com a trilha sonora “Será que tem açúcar no bigode do rapaz?”, composição de Roberto Martins e Augusto Garcez, interpretada pelo grupo musical Demônios da Garoa e com informações sobre o câncer de próstata.

A produção do vídeo faz parte do projeto de responsabilidade social do Peixe, “Muito Além do Futebol”.

Câncer de Próstata
A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, de forma e tamanho semelhantes a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma. O câncer de próstata é considerado uma doença da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. O aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos (exames), pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida.

Estatísticas
O câncer de próstata é o tumor mais frequente no sexo masculino, ficando atrás apenas dos tumores de pele, e o sexto tipo mais comum no mundo segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer).
A cada seis homens, um é portador da doença. Por ano, 69 mil novos casos sejam diagnosticados, um caso a cada 7,6 minutos.

Prevenção
Realização de hábitos saudáveis, como fazer, no mínimo, 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado à altura, dieta balanceada e diminuir o consumo de álcool e não fumar.

Sintomas
O câncer da próstata em sua fase inicial possui evolução silenciosa, nesse caso muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma ou, quando apresentam, são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata (dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou a noite). Na fase avançada, a doença pode provocar dor óssea, sintomas urinários ou, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal.

Tratamento
Para doença localizada, cirurgia, radioterapia e até mesmo observação vigilante (em algumas situações especiais) podem ser oferecidos. Para doença localmente avançada, radioterapia ou cirurgia em combinação com tratamento hormonal têm sido utilizados. Para doença metastática (quando o tumor original já se espalhou para outras partes do corpo), o tratamento de eleição é a terapia hormonal.

Sobre o Muito Além do Futebol
O Muito Além do Futebol é o projeto que reúne todas as iniciativas de responsabilidade social do Santos Futebol Clube. Com o objetivo de multiplicar posturas saudáveis, solidárias e voluntárias, atletas das categorias de base, do elenco profissional e do futebol feminino são envolvidos em ações que promovem a cultura de paz, a inclusão social, o esporte como elemento de transformação social, e os direitos à saúde, educação e proteção.

 

Foto: Reprodução



Nagila Luz (22) é jornalista formada pela UNITAU.