MotoGP: Lorenzo fatura a pole em Valência

Jorge Lorenzo deu um passo importante para conquista o título da MotoGP ao conquistar a pole position para o Grande Prêmio da Comunidade Valenciana, etapa de encerramento da temporada 2015. O vice-líder do campeonato foi o mais rápido da tomada de tempos realizada neste sábado (7) ao percorrer o traçado do Circuito Ricardo Tormo em 1min30s011, novo recorde do traçado localizado em Valência.

LEIA MAIS:
Di Grassi vê carros de rivais sofrerem falhas e vence em Putrajaya

A segunda colocação ficou com Marc Márquez, distante quatro décimos do tempo obtido por Lorenzo. A primeira fila ainda terá o outro piloto da Honda no grid, o também espanhol Dani Pedrosa. Aleix Espargaró, que foi o mais rápido da primeira fase do qualifying, largará em quarto com a moto da Suzuki, seguido por Cal Crutchlow e Bradley Smith.

Valentino Rossi, que largará da última posição, participou da tomada de tempos, mas só foi notado no minuto final da atividade por conta de uma queda. Não tivesse sofrido a punição por conta do acidente provocado durante o GP da Malásia, o italiano largaria apenas da 12ª posição.

O GP da Comunidade Valenciana da MotoGP acontece neste domingo, a partir das 10h55. O canal de TV por assinatura Sportv transmite a corrida ao vivo para o Brasil.

O treino

Q1
O qualifying teve início com a queda de Eugeny Laverty logo em sua primeira volta. Na sequência, Aleix Espargaró cravou o melhor tempo – não sendo mais superado por nenhum concorrente. Hector Barberá assumiu o segundo posto e viu Maverick Viñales igualar seu tempo.

Na volta seguinte, Viñales sofreu uma queda e quase foi atropelado por Nicky Hayden, que faz sua última participação na MotoGP neste final de semana. Já na parte final, com uma moto reserva, Viñales conseguiu superar o tempo de Barberá para ficar com a vaga no Q2, enquanto Aleix foi o mais rápido com a marca de 1min31s409.

Q2
A fase decisiva começou com Márquez assumindo a ponta, seguido por seu companheiro de equipe Honda, Dani Pedrosa, e por Jorge Lorenzo. O espanhol da Yamaha, porém, tomou a ponta de maneira definitiva quando restavam quatro minutos para o final, com 1min30s011, novo recorde da pista valenciana.

Foto: reprodução/Twitter



Jornalista com passagens pelas revistas Racing e House Mag.