Opinião: Marcelo Oliveira deve “esquecer” o 4-2-3-1 para a final da Copa do Brasil

Créditos: Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação

Marcelo Oliveira estreou na frente do banco do Palmeiras no dia 20 de junho, contra o Grêmio, no Rio Grande do Sul e desde o primeiro jogo o treinador utiliza o esquema “da moda”, o 4-2-3-1, com uma linha de quatro defensores, dois volantes, três meias e um atacante.

LEIA MAIS:
5 textos de Mauro Beting sobre a final da Copa do Brasil que vão te emocionar
Santos x Palmeiras: você sabe tudo sobre o clássico entre os finalistas da Copa do Brasil?

O técnico engatou uma sequência de sete vitórias seguidas no Brasileirão, porém, com a lesão de Gabriel no jogo do dia 2 de agosto, contra o Atlético Paranaense, no Allianz Parque, o time do Palmeiras passou a viver com uma grande inconstância e Marcelo passou a ser criticado por torcedores e pela imprensa.

Apesar dos problemas, o Palmeiras chegou na final da Copa do Brasil e enfrenta o Santos hoje (25 de novembro) na Vila Belmiro, no primeiro confronto da decisão. Para frear o rápido ataque santista e reforçar a marcação do Palmeiras, acredito que um esquema com 3 volantes e 2 atacantes rápidos, para os prováveis contra ataques que podem ocorrer durante o jogo é o melhor para o Verdão.

Escalaria o time com: Fernando Prass, Lucas, Jackson, Vitor Hugo e Zé Roberto; Amaral, Arouca, Matheus Salles e Robinho; Dudu e Gabriel Jesus.

Acho que esse time seria o ideal, pois os volantes ajudariam os laterais na marcação e fariam a cobertura ideal quando Lucas ou Zé Roberto apoiassem o ataque, além de deixar Robinho mais tranquilo para a armação de jogadas com Dudu e Gabriel Jesus, que podem jogar nas costas dos laterais santistas, que apoiam muito e deixam espaços na defesa.

Vale lembrar que nos últimos 26 jogos, somando partidas do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil, o Palmeiras sofreu no mínimo 1 gol em 25 desses. O único jogo em que o Verdão não foi vazado, foi no dia 12 de setembro, quando venceu o Figueirense por 2×0, em jogo válido pela 25ª rodada do Brasileirão, no Allianz Parque.

Crédito da foto: Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação



Estudante de jornalismo da Universidade Metodista de São Paulo e estagiário do Torcedores.com.