Osasco Audax cai no Grupo C do Paulistão ao lado do São Paulo

FPF / Divulgação

Em evento realizado na sede da Federação Paulista de Futebol nesta quinta, 5, o regulamento do Paulistão foi divulgado e os grupos foram sorteados. A fórmula de disputa continua a mesma das duas últimas edições, a grande novidade afeta o rebaixamento, seis clubes serão rebaixados para a Série A-2.

Em sua terceira participação consecutiva na elite do futebol paulista, o Osasco Audax já sabe quais serão os seus adversários na primeira fase para buscar a classificação as quartas de final. No grupo C, o Audax brigará com São Paulo, XV de Piracicaba, Capivariano e Ferroviária pelas duas vagas na fase seguinte. A fórmula de disputa foi mantida, com isso, o clube de Osasco não enfrenta os adversários do seu próprio grupo na primeira fase, para se classificar, duelará com os outros quinze times dos grupos A, B e D. Dois clubes de cada grupo avançam a fase quarta de final, caso um único grupo abrigue quatro ou cinco times de pior campanha, classificam-se para as quartas de final, respectivamente, o melhor ou os dois melhores terceiros colocados dos demais grupos.

A grande novidade discutida durante o congresso técnico entre os presidentes do clube afeta o rebaixamento. Os seis piores clubes na classificação geral disputarão a Série A-2 do ano seguinte e somente dois clubes conseguirão o acesso a divisão de elite, diminuindo o número de participantes para dezesseis clubes na edição de 2017.

– A única coisa que muda é que pro ano de 2016, seis clubes serão rebaixados. Em compensação, a Série A-2 também melhora em termos de cotas de televisão, em 2017 o valor financeiro melhora. Não teve nada de muito diferente – avaliou o presidente do Osasco Audax, Vampeta.

Sobre a possibilidade de enfrentar o seu time de coração pela primeira vez na Série A-1, Vampeta preferiu não dar palpites para o duelo contra o Corinthians.

– Vou torcer para o jogo ser em Osasco – finalizou Vampeta.

Ainda sem a confirmação da tabela oficial, o Paulistão será disputado entre os dias 31 de Janeiro e 8 de Maio, somente a fase final terá jogos de ida e volta, as quartas e a semi será decidida em jogo único. A decisão de inscrever apenas 28 jogadores, sendo 3 goleiros foi mantida pela FPF, os clubes podem inscrever os atletas até a sétima rodada do Paulistão. Outra novidade fica no banco de reservas, doze atletas poderão ficar no banco durante a partida.

Outra mudança de impacto afeta os treinadores. Caso um clube demita o seu treinador, ele não poderá dirigir outro time na edição do Paulistão e para contratar outro profissional para assumir o cargo, o clube precisará comprovar para a FPF que acertou a rescisão do treinador demitido. Essa medida foi aceita pelos clubes, mas a Federação ainda estudará se isso é possível juridicamente.

O Osasco Audax inicia a preparação para o Paulistão na próxima terça-feira, 11 de Novembro. No comando do técnico Fernando Diniz, o clube começa sua trajetória para buscar a vaga na Série D do Campeonato Brasileiro através do Paulistão.

 

Colaboração: Dep. Comunicação Osasco Audax
Imagem: Federação Paulista de Futebol / Divulgação



Estudante de Rádio, TV e Internet, Luiz Carlos Junior é narrador, comentarista e apresentador da TV Esporte Mais, canal de tv por assinatura da zona oeste metropolitana de São Paulo. Amante de futebol e voleibol, do amador ao profissional, Luiz também é apaixonado por música.