Reunião pode definir futuro da Fórmula 1; veja o que está em discussão

Getty Images

O Formula 1 Strategy Group se reúne nesta terça (24/11) para uma reunião na qual serão discutidos diversos assuntos relacionados ao futuro da categoria.

Conforme o Autosport e o Auto Motor und Sport o encontro, que será realizado em Paris, terá como uma das principais pautas a discussão acerca dos motores que serão utilizados em 2017. Existe uma preocupação referente aos custos dos novos motores V6 1,6 litros desde o momento em que foram introduzidos na categoria no inicio de 2014. Lembrando que a Ferrari teria vetado, no mês passado, uma proposta que passaria o teto orçamentário dos motores para 12 milhões de euros, sendo atualmente um valor em torno de 20 milhões de euros.

LEIA MAIS:
Opinião: Um morno GP Brasil, a fraca audiência e a punição exagerada a Felipe Massa

A nova proposta a ser discutida amanhã, seria sobre a introdução de uma alternativa mais barata, mas com equivalência de desempenho, para proporcionar maiores condições de concorrência. Enquanto Franz Tost (chefe da Toro Rosso) parece apoiar a iniciativa, Toto Wolff (chefe da Mercedes) acredita que não iria funcionar, pois seria impossível alcançar real equivalência de desempenho.

Também será discutida uma mudança de nome para a equipe Marussia (Manor), visto que a mesma passa por um momento de transição. Após o GP de Abu Dhabi, o chefe de equipe John Booth e o diretor esportivo Graeme Lowdon deixarão a equipe, enquanto Dave Ryan (ex-McLaren) deve se tornar diretor de corrida.

Ainda na agenda desta reunião, serão discutidas as regras aerodinâmicas para 2017, com propostas como a da Red Bull sobre o retorno de underbodies. Serão tratados assuntos envolvendo os testes em pneus e um possível carro de testes para que a Pirelli possa desenvolver pneus significativamente diferentes para 2017.

Todas as propostas serão escaladas para a F1 Commission para aprovação antes de exigir a ratificação pelo World Motor Sport Council em 2 de dezembro.

Imagem: Getty Images



Autora do blog sobre automobilismo Racing Journal: https://racingjournal.wordpress.com/